As exéquias do Papa emérito Bento XVI acontecem, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, no Vaticano.


Bento XVI faleceu no sábado dia 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos e, de acordo com a Agência Ecclesia, citando o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o funeral terá alguns “elementos originais”, para além da referência a um “Papa emérito”, bem como o facto das próprias exéquias serem presididas por um Papa em exercício, Francisco.


Às 19 horas desta quarta-feira, a Basílica de São Pedro fecha as portas a todos quantos, nestes últimos dias, têm prestado a sua homenagem ao Papa emérito Bento XVI para que, de forma privada, o caixão possa ser fechado.


Quinta-feira, dia 5, a “Missa exequial pelo Sumo Pontífice Emérito Bento XVI” vai ser presidida pelo Papa Francisco, a partir das 9h30 (8h30 em Lisboa), na Praça de São Pedro.


A cerimónia deve demorar cerca de duas horas e é concelebrada por cerca de 125 cardeais e 400 bispos, com representantes portugueses;


Tal como avança a Agência Ecclesia, «o mestre das Celebrações Litúrgicas, monsenhor Diego Ravelli, lê o ‘rogito’ – elegia em latim, relatando os principais atos da vida do falecido Papa -, e, em seguida, estende-se o véu de seda branca sobre o rosto do defunto, que é aspergido com água benta.


Junto ao corpo de Bento XVI é colocado um saco com as moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado, os pálios (insígnia litúrgica que é símbolo de autoridade nas arquidioceses metropolitas, como a de Munique e de Roma, servidas por Joseph Ratzinger) e o tubo com o ‘rogito’, depois de selado com o selo do Departamento das Celebrações Litúrgicas.


O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé explicou que, pelo contrário, a férula papal (o corresponde ao báculo, que é encimado por uma cruz) não é colocada no caixão, sendo o seu uso associado a um Papa reinante.


O Papa Francisco profere a homilia da Eucaristia e o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, vai celebrar no altar.


Após a homilia, os presentes vão rezar por Bento XVI, para que “o eterno Pastor o acolha no seu reino de luz e de paz”.»


Depois da Comunhão, em cerimónia privada, decorre o rito da ‘Ultima Commendatio’ (última encomendação) e da Valedictio (adeus), e o Papa asperge a urna com água benta, antes da sepultura.


Bento XVI deixou o desejo de ser sepultado na Cripta da Basílica de São Pedro.