A utilização de maquilhagem é considerada, por muitos, de uso exclusivo das mulheres, mas este estudo prova que os homems também a podem utilizar e sair beneficiados.


A maquilhagem não se faz só de sombras brilhantes, coloridas e chamativas, batons de cores fortes ou de um fino eyeliner. Dela podem fazer parte também uma base, um pó e um blush que fazem com que o rosto fique mais jovem e saudável.


Apesar de a maquilhagem estar muito associada às mulheres, a verdade é que os dois géneros podem beneficiar da sua utilização e melhorar as suas características.


É esta a conclusão à qual o estudo, liderado pela psicóloga Carlota Batres e publicado na revista científica Plos One, chegou. Nele participaram cerca de 200 pessoas que tiveram de avaliar o nível de atratividade de 40 homens, tal como escreveu o site IFLScience.


Foram mostradas as fotografias dos homens aos participantes que não sabiam que metade não tinha qualquer maquilhagem e a outra metade tinha corretor, pó e base aplicados por um maquilhador profissional.


"Os rostos masculinos foram classificados como mais atrativos quando apresentados com maquilhagem subtil, em comparação com quando apresentados sem maquilhagem", revelou a psicóloga Carlota Batres.



O site IFLScience escreveu que este estudo afirma que é o "primeiro a investigar o efeito da maquilhagem nos homens", mas "a história dos homens com maquilhagem vai muito mais longe do que se possa pensar". Dos egípcios, com os "olhos de gato", aos franceses, em que "membros masculinos da corte de Luís XIV em França utilizavam marcas faciais".


Desde essa altura que a "maquilhagem é, literalmente, concebida para realçar as suas características", tal como escreveu o mesmo site.


E, por isso, para este estudo, a maquilhadora contratada foi orientada para "aumentar a homogeneidade da pele, diminuir o contraste facial e acentuar a estrutura óssea sem que fosse demasiado óbvio que os homens estavam a utilizar maquilhagem".


Foi assim demonstrado que os homens ficam, sim, mais atraentes com maquilhagem, seja ela mais discreta ou não. E, lá está, fica, mais uma vez, comprovado que a maquilhagem pode trazer bons resultados tanto para as mulheres como para os homens.