Quantas vezes é que já tentaste entrar em dieta e, com muito sacrifício, comeste algo saudável enquanto, à tua frente, alguém comia chocolate ou batatas fritas? Ou então tiveste de cozinhar um bolo e a tua cozinha ficou com um aroma delicioso a chocolate e o esforço da dieta obrigou-te a ficar de boca fechada?

Sabemos que o cheiro a chocolate, além de irresistível, pode trazer muitas memórias e acima de tudo vontade de comer. Mas há uma forma de este alimento te ajudar numa vida mais saudável e a cumprir a dieta que há tanto tempo tentas fazer, diz um estudo.

Uma equipa de cientistas internacionais levou a cabo um estudo, realizado com centenas de estudantes universitários, com o objetivo de perceber se o cheiro poderia ter impacto na tentação de comer, diz o Daily Mail, citado pelo ZAP.

Para realizar o estudo, os universitários vestiram t-shirts perfumadas com essência de chocolate, enquanto viam um vídeo sobre a natureza. Quando o vídeo terminou, tiveram de indicar o quanto gostariam de comer uma taça de gelado naquele momento. Quem esteve exposto ao cheiro, por mais tempo, teve menos vontade de comer gelado.


Outro estudo foi realizado através da observação de vídeos de natureza seguidos de imagens de batatas fritas, gelado de chocolate ou uma barra de granola com pepitas de chocolate. De seguida, os participantes foram expostos ao cheiro de chocolate e tiveram menos vontade de comer qualquer um destes alimentos.

Os resultados dizem que a tentação de comer foi mais controlada depois de sentirem o cheiro a chocolate.

Segundo o estudo, cheirar chocolate dará menos vontade de comer comidas que são menos saudáveis. Será que isto funciona com todos?