Há países e povos felizes. Todos eles têm razões para sê-lo e todos eles contribuem para a sua felicidade. É o que dizem os estudos, pelo menos. Curiosamente, os países que tendem a ser mais felizes são frios, com menos sol e luminosidade do que aqueles que não estão entre os mais felizes, neste no ranking.

A questão é que há muitos fatores que concorrem para a felicidade e, possivelmente, são os próprios povos que, de alguma forma, contribuem também para isso.

Há três coisas que, neste caso, o povo considerado o mais feliz do mundo nunca faz e disto mesmo depende uma boa parte da sua felicidade.


Todos os anos “The Sustainable Development Solutions Network” publica um relatório conhecido como World Happiness Report, que mede o grau de felicidade de mais de 150 países.


Como foi medido o índice do World Happiness 2022?

A metodologia por detrás da medição do Índice Mundial de Felicidade é o conjunto de estatísticas que reflete os dados de pesquisa de centenas de inquiridos, de cada nação, a quem foi solicitado avaliar o seu bem-estar através de “pontuação de felicidade”.


Os tópicos foram:

Expectativa de vida

Produto interno bruto per capita

Suporte social

Generosidade

Liberdade para cada um decidir o seu percurso de vida

Opinião pública sobre práticas corruptas

Aspetos positivos e negativos que possam ser observados


E o World Happiness 2022 deu à Finlândia o 1º lugar no ranking, seguido de estes outros países:

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Países Baixos
  5. Luxemburgo
  6. Suécia
  7. Israel
  8. Nova Zelândia



Sucede que há 3 coisas que os finlandeses - que habitam no país mais feliz do mundo, de acordo com o World Happiness Report já há 5 anos consecutivos - nunca fazem.


Quem o diz é um investigador em psicologia, Frank Martela, de acordo com a CNBC. Este, também professor universitário e autor de “A Wonderful Life: Insights on Finding a Meaningful Existence”, diz que muitas pessoas lhe perguntam o que é que exatamente torna as pessoas na Finlância 'as mais felizes' com as suas vidas e ele responde que “há três coisas que nunca fazemos para manter uma alta qualidade de felicidade“.





Nas palavras do psicólogo Frank Martela, estas são as três coisas que ele afirma que os filandeses nunca fazem:


1. Não nos comparamos com os nossos vizinhos.

«Há uma frase famosa de um poeta finlandês: “Kell’ onni on, se onnen kätkeköön” que quer dizer “não compares nem te gabes da tua felicidade” e os finlandeses realmente levam isto a sério, especialmente quando se trata de coisas materiais e demonstrações públicas de riqueza.

Frank Martela acrescenta “Certa vez encontrei um dos homens mais ricos da Finlândia. Ele estava a empurrar o carrinho do seu bebé em direção à estação de autocarros. Ele podia ter comprado um carro caro ou contratado um motorista, mas optou pelo transporte público. É assim que o sucesso se faz na Finlândia.”

Dica de felicidade: Concentra-te mais no que te faz feliz e menos em parecer bem-sucedido. O primeiro passo para a verdadeira felicidade é estabeleceres os teus próprios padrões, em vez de te comparares com os outros.»


2. Não negligenciamos os benefícios da natureza.

«De acordo com uma pesquisa de 2021, 87% dos finlandeses sentem que a natureza é importante porque lhes proporciona paz de espírito, energia e relaxamento.

Na Finlândia, os empregados têm direito a quatro semanas de férias de verão. Muitos de nós usamos esse tempo para ir para o campo e mergulhar na natureza. Mesmo com menos comodidades, se não houver eletricidade ou água canalizada na casa, melhor.

Muitas cidades finlandesas também são construídas de forma a que muitas pessoas tenham acesso à natureza à sua porta. Moro próximo ao Helsinki Central Park, onde faço caminhadas regulares.

Dica de felicidade: Passar tempo na natureza aumenta a nossa vitalidade e bem-estar e dá-nos uma sensação de crescimento pessoal. Encontra maneiras de adicionar um pouco de verde à tua vida, mesmo que seja apenas comprar algumas plantas para a tua casa.»




3. Não quebramos o círculo de confiança da comunidade.

«Pesquisas mostram que quanto mais altos são os níveis de confiança dentro de um país, mais felizes são seus cidadãos.

A experiência de “carteira perdida”, em 2022, testou a honestidade dos cidadãos ao lançar 192 carteiras em 16 cidades, em vários pontos do mundo. Em Helsínquia, 11 das 12 carteiras foram devolvidas ao proprietário.

Os finlandeses tendem a confiar uns nos outros e valorizam a honestidade. Se te esqueceres do teu portátil numa biblioteca ou perderes o teu telemóvel no comboio, podes ter a certeza que o vais recuperar.

As crianças também costumam andar de transportes públicos da escola para casa e brincar ao ar livre sem supervisão.

Dica de felicidade: pensa em como podes agir perante a tua comunidade. Como podes criar mais confiança? Como podes apoiar políticas que se baseiam nessa confiança? Pequenos atos, como abrir portas a estranhos ou dar um assento nos transportes públicos também fazem a diferença.»


Estas são as conclusões e as dicas deste especialista em psicologia - que estuda as bases da felicidade - na Finlândia, o país, mais uma vez, considerado o mais feliz do mundo.