Portugal é um país de portas abertas para receber todos aqueles que queiram cá vir. Seja apenas por uns dias, para conhecer e viajar, ou por uns meses, para trabalhos que podem ser feitos à distância, ou até mesmo para viver, durante mais anos.


Entre as várias nacionalidades que estão a viver em Portugal, existe, pelo menos, uma que se destaca. Dos quase 700 mil estrageiros que vivem em Portugal, segundo o DN, "os brasileiros mantêm-se como a principal comunidade estrangeira residente no país, representando, em 2021, 29,8% do total, segundo o SEF."


E é, sobretudo, Braga, que é considerada, pelo portal brasileiro UOL, "um pequeno Brasil".


Nesta cidade portuguesa, vivem, neste momento, cerca de 15 mil brasileiros, sendo que "já representam 8% da população do concelho", de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, citado pelo mesmo site.


O autarca revelou que Braga "foi a cidade que mais cresceu na última década, em Portugal, e metade desse crescimento terá sido por força, precisamente, de migrantes que se fixaram no nosso concelho".



Com a fixação de cada vez mais brasileiros na cidade portuguesa, surgiu a expressão "Braguil", que é a "fusão entre Braga e Brasil".

O presidente da Câmara Municipal de Braga indicou que este "é um sotaque que está presente em todas as nossas vivências do quotidiano: quando vamos ao café, quando vamos a um evento cultural, quando vamos ao supermercado" e reforçou dizendo que "hoje temos escolas em que um terço de uma turma pode ser de alunos brasileiros".


Para os brasileiros, a segurança, o custo de vida mais baixo e as oportunidades que existem em Braga são fatores atrativos.


O artigo do portal brasileiro UOL indicou mesmo que, "em Braga, o custo de vida é bem mais acessível quando comparado com o das duas maiores cidades portuguesas", ou seja, Lisboa e Porto.


Muitos, de acordo com o autarca, vêm para trabalhar, seja em cafés ou restaurantes, e outros para ingressar em cursos ou pós-graduações na Universidade do Minho.