Este fim de semana, foi de grande dilúvio na região norte do país devido a chuva forte e vento. O alerta era laranja e a recomendação era para que as pessoas evitassem sair das suas casas.

O Grande Porto foi uma das zonas mais afetadas com inundações e estradas e campos de futebol alagados. Ainda assim, mesmo com um temporal, vários jovens atletas foram a jogo por ordem dos árbitros dos respetivos encontros em campos alagados e sob chuva intensa. Um vídeo partilhado no Facebook pela AF Porto mostra um grupo de crianças, do campeonato de sub-11, no campo do Aldeia Nova, a jogar futebol debaixo de um temporal intenso.

"Um de centenas de exemplos de pais que por todo o distrito ultrapassam tudo para ver os mais pequenos a fazer o que mais gostam! Imagens notáveis do poder do jogo", lê-se.



Segundo escreve o site Mais Futebol, enquanto que os jogos nas Ligas profissionais são cancelados devido ao mau tempo, o mesmo não acontece em jogos de Ligas não profissionais. Daí, no vídeo, ver-se crianças dos 6 aos 12 anos em campo a jogar futebol debaixo de um grande temporal, sob pena de perderem o jogo na secretaria e os clubes serem multados.

A publicação em causa gerou comentários de apoio e de indignação. Se por um lado há quem louve a coragem e determinação destes jovens jogadores, há quem alerte para a falta de segurança e o risco para a saúde dos mesmos.