Encontrar emprego é sempre uma fase desafiante para qualquer pessoa, sobretudo para os que vivem em Portugal. Se estás nesta fase e não estás a ser bem-sucedido, antes de te culpares, é importante saberes que Portugal foi considerado um dos piores países da União Europeu para os jovens encontrarem trabalho.


E se isto é uma má notícia por si só, pelo menos ficas a saber que há uma razão para estar a ser tão difícil. Não desanimes. Os dados são da Eurostat que revelam que, apesar de o aumento do desemprego jovem ter sido transversal à maioria dos países europeus, Portugal passou a integrar o top 10 onde este indicador é mais expressivo.

Portugal está em 9.º lugar na lista dos países com o maior desemprego jovem. Em primeiro lugar está Espanha, depois a Grécia, Itália, Suécia, Letónia, Luxemburgo, Eslováquia e França. O último dos 25 países da lista é a Alemanha.


Também há diferenças na realidade dos homens e das mulheres. Em novembro de 2022, a taxa de desemprego das mulheres foi de 6,4%, na UE, e a dos homens foi de 5,7% no mesmo período.

Ainda assim, em todos os casos há exceções, por isso não desanimes.