Que dormir é essencial para estarmos plenos, produtivos e saudáveis não é novidade, agora a quantidade de horas suficientes para dormir é que já não é tão consensual.

Muito se ouve falar nas 8 ou 9 horas diárias como as ideais para ter uma vida saudável. Mas, um estudo publicado em maio do ano passado, na revista Nature Aging, e citado pelo site Inc, vem mostrar um outro lado da moeda. Para isso, foram analisados mais de 500 mil participantes com base em inquéritos sobre hábitos de sono, saúde mental e bem-estar e testes cognitivos. E também foram analisadas imagens cerebrais e dados genéticos de 40 mil dos 500 mil participantes.


As conclusões foram surpreendentes: tanto os participantes que dormiam muito como os que dormiam pouco tendiam a ter um pior desempenho nos testes de processamento mental e atenção visual, a demonstrar pior memória e habilidades de resolução de problemas e a ter mais sintomas de ansiedade e depressão. E mais: aqueles que têm entre 38 e 72 anos, e estão interessados em manter uma boa memória, maior foco e mais habilidade na resolução de problemas e tomada de decisão, não devem dormir 8 a 9 horas de sono porque podem ser demasiadas.



Então, afinal, qual é o número de horas ideal para ter um bom desempenho cognitivo e uma boa saúde mental?

Segundo este estudo são 7 horas. E com isto, surge um outro fator. A consistência. Ou seja, deves tentar dormir 7 horas todas as noites. Este número não se trata de uma média, em que dormes dez horas numa noite e quatro na seguinte.

O que este estudo não conseguiu explicar, na perfeição, foi a razão pela qual dormir mais do que sete horas pode não ser assim tão benéfico para a saúde. Apenas se pôde afirmar que dormir muito não é o mais aconselhável, tendo em conta os resultados.