O que não faltam são teorias sobre baterias e telemóveis. Todos queremos preservar a bateria dos nossos telemóveis, mas será que temos todos os hábitos corretos para isso? Carregar o telemóvel todas as noites faz bem ou mal à bateria? E quando é que devemos carregar o telemóvel? Devemos esperar que chegue a 0%? Devemos esperar que atinja os 100%?


Muitas perguntas e muitas dúvidas, por isso o site PC Mag desmistificou algumas:


1 - Carregar o telemóvel durante a noite pode não ser o melhor para a tua bateria

A única coisa em que todos os especialistas concordam é que, hoje em dia, os telemóveis são inteligentes o suficiente para não deixar uma sobrecarga acontecer. No caso de bateria de lítio - que começou a ser utilizada nos telemóveis em 2012 -, assim que atinge os 100%, o carregamento pára, mesmo que esteja ligado à corrente.

No entanto, há um inconveniente que faz com que carregar o telemóvel durante toda a noite não seja a melhor decisão: assim que a carga desce ligeiramente, o carregamento vai recomeçar de vez em quando para repor a carga nos 100%. E como o carregamento gera calor e o calor prejudica ligeiramente a vida da bateria, é sempre melhor desligares o carregador assim que possível.



2 - Só devo carregar o telemóvel quando ele ficar mesmo sem bateria: FALSO

Com as baterias novas, as de lítio, não precisas de deixar o telemóvel chegar a 0% para o carregares. O site PC Mag aconselha-te mesmo a não chegares sequer perto de 0%. Isso desgasta uma bateria de lítio mais rápido do que o normal, porque estas são feitas de iões de lítio que funcionam com base num equilíbrio entre a quantidade de lítio nas placas de cargas opostas das suas células.

Ora, quando se chega a 0% ocorrem reações químicas que degradam os materiais e diminuem a vida útil da bateria. Por isso, o ideal é carregares o telemóvel antes dos 20%. Deves manter a bateria entre os 20% e os 80%.




3 - Usar o telemóvel enquanto está a carregar vicia a bateria? FALSO

É um mito que isto vicia a bateria, mas tem outros contras: demora mais tempo a carregar - gasta mais energia - e provoca o sobreaquecimento do telemóvel.

Falamos em casos extremos. Se estiveres a usar intensivamente o teu telemóvel, enquanto ele carrega, isso faz com que algumas das células da bateria realizem ciclos de carga de forma mais frequente do que as restantes e “envelheçam” mais rapidamente.



4 - A bateria carrega mais rapidamente em modo avião? VERDADE

Como o modo avião desativa as notificações, as chamadas e as mensagens, existe menos gasto por parte da bateria do teu telemóvel.