E vem aí mais frio! Se achavas que as temperaturas iam subir, vais ter de esperar mais um pouco. O inverno ainda está em altas. Chegou, esta segunda-feira, uma nova depressão - a Fien - que vai trazer chuva e frio polar.

A partir desta terça-feira, prevê-se, segundo o IPMA, citado pela agência Lusa, a queda de neve acima dos 800/1100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.


Entre terça e quinta-feira, as temperaturas vão descer significativamente com valores de temperatura mínima abaixo dos 5 graus Celsius, sendo entre -5 C a 0º no interior Norte e Centro e entre 5 C e 8ºC no litoral da região Sul.

A agitação marítima vai ser de tal ordem que, a partir das 21 horas desta terça-feira e até às 6 horas de quarta-feira, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho. O vento forte vai colocar os distritos de Castelo Branco e da Guarda sob aviso laranja que podem esperar rajadas até aos 120 quilómetros por hora nas terras altas entre as 21 horas desta segunda-feira e as 6 horas de terça-feira.

E a neve veio para ficar. Os distritos de Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Viana do Castelo, Vila Real, Guarda, Porto, Viseu e Bragança estão igualmente sob aviso amarelo até esta terça-feira por causa da queda de neve acima de 800/1.000 metros.




Para completar a receita só falta mesmo a chuva que vai fazer notar-se nos próximos dias. Estão reunidas todas as condições para tornar a tarefa de secar a roupa ainda mais difícil - cuidado com a humidade - e para ficares em casa embrulhada em mantas.