Se há cartões para penalizar faltas ou comportamentos menos felizes no futebol, também há para congratular gestos e atitudes de louvar.

O cartão branco começa a ter cada vez mais destaque no futebol e isso é, por si só, uma ótima notícia. Criado para enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos, sempre que vemos cartões brancos no ar é sinal de que estamos perante, mais do que bons jogadores, boas atitudes.


Neste caso, aconteceu na quinta jornada da Taça da Federação, organizada pela Federação de Futebol Popular do Norte. Este jogo, entre o A.R.D Calvos e o GDC Serafão, tinha tudo para correr mal, mas felizmente o bom senso falou mais alto e tudo terminou com um cartão branco.

O árbitro da partida estava prestes a abandonar o campo, devido aos constantes insultos dos adeptos do A.R.D Calvos, mas foi impedido por Carlos Monteiro, membro da equipa técnica do Calvos.

Carlos Monteiro tentou acalmar a equipa de arbitragem e explicou que aquela contestação não revelava a verdadeira imagem do clube e dos seus apoiantes.

O que é certo é que as palavras do técnico surtiram efeito e o árbitro voltou para o campo e prosseguiu com o jogo. O que ninguém esperava era que. no final. levantasse um cartão branco para agradecer e premiar a atitude de Carlos Monteiro.




O A.R.D Calvos também deixou uma dedicatória a Carlos Monteiro no seu Facebook.