RFM - Só Grandes Músicas

Nos Brit Awards, categorias femininas e masculinas foram extintas para criar uma sem género, mas só houve homens nomeados

OS BRIT AWARDS ABANDONARAM AS CATEGORIAS COM GÉNERO FEMININO E GÉNERO MASCULINO, ESTE ANO, E ACABARAM A NOMEAR SÓ HOMENS PARA ESTA ÚNICA CATEGORIA DE ARTISTA DO ANO

Madalena Costa


Soube-se, no final de 2021, que os Brit Awards, a entrega de prémios mais importantes do Reino Unido, iriam eliminar as categorias de "artista feminina do ano" e de "artista masculino do ano" para passar a ser "artista do ano".


O objetivo seria tornar essas mesmas categorias sem género, ou seja, neutras, onde tantos homens, como mulheres e também não-binários - pessoas que não se identificam com o sexo masculino ou feminino - pudessem ser nomeados.


A decisão foi tomada depois de os Brit Awards terem recebido várias críticas que mencionavam que Sam Smith não foi nomeado, uma vez que não se encaixava em nenhuma das categorias por ser uma pessoa não-binária, tal como escreveu o jornal The Guardian.


Na altura, Sam Smith escreveu no Instagram que estava "ansioso pelo momento em que as entregas de prémios refletissem a sociedade em que vivemos" e pediu para que se celebrassem todos os artistas, "independentemente do género, raça, idade, habilidade, sexualidade e classe”.


Assim sendo, os Brit Awards decidiram esquecer as distinções de género e aboliram as categorias que se dividiam entre femininas e masculinas, tornando-as neutras de género. Criou-se assim as categorias de "Artista do Ano" e "Artista Internacional do Ano".


A primeira edição em que tal mudança se deu, pela primeira vez, foi no ano passado, na qual Adele foi a grande vencedora.


Na altura, a artista, que já conta com 12 estatuetas dos prémios britânicos, afirmou, de acordo com o The Guardian, que entendeu a razão pela qual "eles mudaram o nome deste prémio [de melhor artista feminina/masculino], mas eu realmente amo ser mulher e amo ser uma artista feminina".


Este ano, está tudo a preparar-se para mais uma edição dos Brit Awards e conheceram-se, na passada quinta-feira, as nomeações para todas as categorias.


Naquela que passou a ser de género neutro - "Artista do Ano", os nomeados são exclusivamente masculinos e são eles Stormzy, George Ezra, Central Cee, Harry Styles e Fred Again.


Esta decisão acabou por gerar muitas críticas, uma vez que não há mulheres ou pessoas não-binárias nomeadas.


No Twitter, principalmente, surgiram comentários muito negativos a descrever as nomeações como "três passos para trás", "dececionante", "uma piada", entre outros.

Houve ainda quem escrevesse que este é o resultado de uma "indústria da música profundamente misógina" e que havia artistas femininas para nomear, como é o caso, segundo a opinião de muitos, de Dua Lipa ou de Little Simz.



Já no caso da categoria de "Artista Internacional do Ano", a outra que passou a ser de género neutro, foram nomeados tanto homems como mulheres, como é o caso de Beyoncé, Lizzo, Taylor Swift, Kendrick Lamar e Burna Boy.


Polémicas e críticas à parte, a lista de nomeados é encabeçada por Harry Styles (com mais nomeações ao todo) e pela dupla feminina Wet Leg, que têm, respetivamente, quatro nomeações. A dupla e o cantor britânico vão disputar o galardão de "Álbum do Ano" com os 1975, Stormzy e o produtor Fred Again.


E há muitas mais! Vê a lista completa de nomeações dos Brit Awards 2023 aqui!


A cerimónia de entrega de prémios acontece no dia 11 de fevereiro, na O2 Arena, em Londres, e vai contar com as atuações ao vivo de Harry Styles, Wet Leg, Flo e Sam Smith em dueto com Kim Petras.



(Imagens: Reprodução de vídeo)


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Árbitro português decide aband...Árbitro português decide abandonar jogo por insultos, colega defende-o e recebe cartão brancoVER UM CARTÃO BRANCO NO AR É SEMPRE UMA BOA NOTÍCIA E ESTE CASO É EXEMPLO DISSOmaisFrio polar e chuva: é o que po...Frio polar e chuva: é o que podes esperar para os próximos diasE TUDO POR CAUSA DA DEPRESSÃO FIEN. PREPARA-TE PARA CHUVA, FRIO E MUITO VENTOmaisJoana Pais de Brito faz nova p...Joana Pais de Brito faz nova paródia a imitar Cristina FerreiraA HUMORISTA VOLTOU A VESTIR A PELE DE CRISTINA FERREIRA PARA UM NOVO SKETCH DO PROGRAMA "CÁ POR CASA", DA RTP1maisComo desembaciar os vidros do ...Como desembaciar os vidros do carro?ALGUMAS DICAS PARA PREVENIR E RESOLVER O PROBLEMA DOS VIDROS DO CARRO EMBACIADOSmaisEstá aí um novo barulho. Vê aq...Está aí um novo barulho. Vê aqui os palpites errados"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" AMANHÃ HÁ NOVO BARULHOmais6PM lança música sobre a TAP a...6PM lança música sobre a TAP a pedir para que parem de gastar o nosso dinheiro"TAP - DINHEIRO A VOAR" É A MÚSICA DO 6PM PARA CANTARMOS JUNTOS SOBRE TODAS AS POLÉMICASmaisEm tempo de inflação, teletrab...Em tempo de inflação, teletrabalho é uma das formas para as empresas pouparem dinheiroQUANDO CHEGA A HORA DE POUPAR TODOS OS ESFORÇOS CONTAM, SEJA EM CASA OU NAS EMPRESAS! E, SOBRETUDO, NUMA ALTURA EM QUE OS PREÇOS SOBEM...mais7 formas de "passar" a roupa s...7 formas de "passar" a roupa sem ferroAS DICAS DE QUE ESTÁS A PRECISAR PARA POUPARES TEMPO E ENERGIA E FICARES COM A ROUPA LISINHAmaisJornalista da TVI esquece-se d...Jornalista da TVI esquece-se de dizer a última notícia e a sua reação torna-se viralSANDRA FELGUEIRAS FOI A PROTAGONISTA DE UM PEQUENO PERCALÇO NO JORNAL DAS 8, NA TVI, AO ESQUECER-SE DE LANÇAR UMA NOTÍCIAmais
Top