RFM - Só Grandes Músicas

Encontro entre cão e fotógrafa enterrada na neve vence concurso internacional

OS DOG PHOTOGRAPHY AWARDS PREMEIAM AS MELHORES FOTOGRAFIAS DE CÃES, A NÍVEL MUNDIAL, E UMA DELAS FOI A DE UM SALVAMENTO NA NEVE

Madalena Costa


Se tens um cão em casa, acreditamos que tens a galeria do teu telemóvel recheada de fotografias. Seja uma posição peculiar a dormir, uma expressão do focinho engraçada, uma forma de pedir comida ou até mimos que te fizeram largar um "Ohhh", entre tantos outros momentos que te levaram a pegar no telemóvel.


Se o fazes em casa imagina, então, quem anda, constantemente, com uma câmara fotográfica atrás para captar as melhores fotografias destes animais de quatro patas!


E, para premiar quem o faz, há um concurso que distingue as melhores fotografias de cães. Chama-se Dog Photography Awards, no qual as fotografias submetidas têm como elemento comum os cães, seja a saltar para apanhar um disco, a saltar barreiras, a passear num dia cinzento, a dar um "abraço" ou até mesmo a resgatar pessoas presas na neve.


Esta última fotografia existe mesmo e foi aquela que ficou em primeiro lugar na categoria "Retrato & Paisagem” do concurso internacional, que partilhou as melhores fotografias de 2022, recentemente.


Para captar a forma como um cão, que é treinado para este trabalho, resgata pessoas na neve, a fotógrafa Dalia Fichmann acompanhou uma equipa de salvamento que auxilia quem é "apanhado" por avalanches, em Melchsee-Frutt, na Suíça.


Deixou-se ficar na neve e, tal como explicou ao concurso, "deitei-me com a câmara numa caverna de gelo pequena e escura e deixei que os cães me procurassem".


Quem a encontrou foi Kyron, que ao escavar para encontrar a fotógrafa acabou por ser o protagonista da fotografia vencedora.


De acordo com a fotógrafa Dalia Fichmann, "o momento em que a cobertura de neve se abre, o primeiro raio de luz penetra na caverna, as patas escavam a neve e o nariz do cão fareja na minha direção é maravilhoso".



A par da categoria "Retrato & Paisagem", existem ainda outras três: "Ação", "Estúdio", "Cães e Pessoas".


Na categoria de "Ação", destacou-se uma fotografia que captou um salto de barreira de um cão.


Esticadíssimo, o animal conseguiu superar o obstáculo e demonstrou uma agilidade perfeita! De acordo com o fotógrafo que a captou, Francesco Junior Mura, é possível ver "o poder dos músculos do cão a contraírem-se e a libertar energia".



Já na categoria de "Estúdio", a fotografia vencedora vai fazer com que questiones a tua perceção. Trata-se de um cão que está a olhar para cima e em que os detalhes, que compõem o seu pêlo, são evidenciados.


O fotógrafo premiado, Su Kaye, explicou que tentou "fazer algo diferente da norma e criar algo único no meu estúdio e um novo estilo".



E, por último, na categoria de "Cães e pessoas", a fotógrafa Sabrina Theden captou um momento ternurento entre um cão e uma mulher. Descreveu-o como "amor incondicional" e acreditamos que muitos donos de cães vão identificar-se com a fotografia premiada.



O concurso recebeu, na edição de 2022, 1400 candidaturas, tanto de fotógrafos profissionais, como amadores e até mesmo de alunos, de 50 países diferentes.


Os vencedores de cada categoria levaram para casa um prémio de 500 euros e, claro, o título de melhor fotografia de cães de 2022!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Criança bate repetidamente com...Criança bate repetidamente com garrafa de plástico em cão e é muito criticadaESTE É O DEBATE MAIS RECENTE NAS REDES SOCIAIS, DEPOIS DA PARTILHA DE UM VÍDEO NO TWITTER ONDE SE VÊ UMA CRIANÇA A BATER NUM CÃO COM UMA GARRAFA DE PLÁSTICOmaisNos Brit Awards, categorias fe...Nos Brit Awards, categorias femininas e masculinas foram extintas para criar uma sem género, mas só houve homens nomeadosOS BRIT AWARDS ABANDONARAM AS CATEGORIAS COM GÉNERO FEMININO E GÉNERO MASCULINO, ESTE ANO, E ACABARAM A NOMEAR SÓ HOMENS PARA ESTA ÚNICA CATEGORIA DE ARTISTA DO ANOmaisÁrbitro português decide aband...Árbitro português decide abandonar jogo por insultos, colega defende-o e recebe cartão brancoVER UM CARTÃO BRANCO NO AR É SEMPRE UMA BOA NOTÍCIA E ESTE CASO É EXEMPLO DISSOmaisFrio polar e chuva: é o que po...Frio polar e chuva: é o que podes esperar para os próximos diasE TUDO POR CAUSA DA DEPRESSÃO FIEN. PREPARA-TE PARA CHUVA, FRIO E MUITO VENTOmaisJoana Pais de Brito faz nova p...Joana Pais de Brito faz nova paródia a imitar Cristina FerreiraA HUMORISTA VOLTOU A VESTIR A PELE DE CRISTINA FERREIRA PARA UM NOVO SKETCH DO PROGRAMA "CÁ POR CASA", DA RTP1maisComo desembaciar os vidros do ...Como desembaciar os vidros do carro?ALGUMAS DICAS PARA PREVENIR E RESOLVER O PROBLEMA DOS VIDROS DO CARRO EMBACIADOSmaisEstá aí um novo barulho. Vê aq...Está aí um novo barulho. Vê aqui os palpites errados"QUE BARULHO É ESTE, NA RFM?" AMANHÃ HÁ NOVO BARULHOmais6PM lança música sobre a TAP a...6PM lança música sobre a TAP a pedir para que parem de gastar o nosso dinheiro"TAP - DINHEIRO A VOAR" É A MÚSICA DO 6PM PARA CANTARMOS JUNTOS SOBRE TODAS AS POLÉMICASmaisEm tempo de inflação, teletrab...Em tempo de inflação, teletrabalho é uma das formas para as empresas pouparem dinheiroQUANDO CHEGA A HORA DE POUPAR TODOS OS ESFORÇOS CONTAM, SEJA EM CASA OU NAS EMPRESAS! E, SOBRETUDO, NUMA ALTURA EM QUE OS PREÇOS SOBEM...mais
Top