O Canadá está implacável nas novas medidas para controlar o consumo de álcool da população. Esta quarta-feira, foram emitidas novas diretrizes pelo Conselho Canadiano de Uso e Dependência de Substâncias que já não eram atualizadas desde 2011.


E se há 12 anos os canadianos consideravam que um consumo de baixo risco se traduzia em 10 bebidas por semana, por parte das mulheres, e 15 bebidas, no caso dos homens, o mesmo não acontece agora. As novas recomendações estão a gerar polémica e tudo começa por aqui: os canadianos estão a ser aconselhados a beberem apenas duas bebidas alcoólicas por semana.



Em causa estão os riscos que o álcool pode representar para a saúde, como o cancro do cólon e da mama, doenças cardíacas ou derrames, e mesmo a violência que pode estar na sua origem.

"A principal mensagem desta nova orientação é que qualquer quantidade de álcool não é boa para a saúde", disse Erin Hobin, cientista e um dos responsáveis por estas diretrizes, citado pela BBC.


No entanto, as recomendações não deixaram de gerar polémica. Dan Malleck, professor de ciências da Saúde na Universidade de Brock, Canadá, citado pelo The Guardian, considerou as orientações "irresponsáveis" e que podem gerar "ansiedade e stress" entre os canadianos.