O que dizer sobre o tema "trabalhos de casa"? Tanta coisa! Podemos afirmar que este é um dos motivos que gera (muito) stress em casa, certo? São muitos os pais que se queixam das grandes quantidades de trabalhos de casa que os filhos levam, hoje em dia, para casa. E isso pode afetar a dinâmica familiar, porque muitas vezes os pais têm de se sentar ao lado dos filhos para os ajudarem. Por outro lado, muitos alunos têm atividades desportivas, musicais ou criativas, depois do horário escolar.

Quem não parece estar alheio a esta realidade é o Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins. Recentemente, numa entrevista para comemorar os 20 anos do "news2day", um programa de notícias infantil do canal irlandês RTÉ, Higgins defendeu que as aulas deviam terminar depois do toque e, com isso, ele queria dizer que os trabalhos de casa deviam ser proibidos.


As palavras do presidente irlandês deram esperança a uma nova geração de alunos que ocupa longas horas a fazer os trabalhos de casa, depois das aulas. Tempo esse que, segundo Michael D. Higgins, devia de ser aproveitado para os jovens se envolverem em atividades criativas: "Acho que, tanto quanto possível, os trabalhos de casa devem acontecer na escola".



Se esta medida/ideia/opinião do Presidente Michael D. Higgins avançar, pode ser que novos países, como Portugal, se inspirem.