O frigorífico é um dos maiores aliados de quem cozinha!


Está, literalmente, sempre à mão e, assim que o abres, tens à tua disposição todos os alimentos de que precisas para cozinhares. Será que fazes parte daqueles que, assim que chegam a casa, despejam os sacos das compras para lá ou acabas a escolher os alimentos que pões no frigorífico?


Se escolheste a segunda opção, fica a saber que fizeste a escolha certa!


É importante saber que alimentos precisam mesmo de estar no frigorífico e aqueles que podem ficar à temperatura ambiente. Isto porque existem certos alimentos que não devem ser sujeitos às temperaturas mais baixas porque podem perder qualidade e sabor ou até mesmo murchar.


Para evitar isso mesmo, vamos então saber quais são aqueles que não deves colocar no frigorífico, de acordo com os sites do Huffington Post, do E-konomista e da Best Health Mag.


1. Tomate

Por vezes, há quem goste do tomate mais fresco para colocar na salada e para dar-lhe, lá está, mais frescura. No entanto, este é um alimento que, quando colocado no frigorífico, perde o sabor e também a textura. O ideal é deixá-lo dentro de uma taça ou de um cesto na bancada da cozinha.


2. Melão, melancia e meloa

Confessa lá... Gostas de uma fatia de melão bem fresquinha no verão?! E, para tal, colocas o melão, a melancia e a meloa no frigorífico porque são frutas que gostas de comer mais frescas.

A verdade é que colocá-las no frigorífico faz com que elas percam os seus antioxidantes. Por isso, deixa-as à temperatura ambiente.



3. Abacate

À semelhança da banana, que só deve ir para o frigorífico se quiseres que ela amadureça rapidamente, o abacate segue a mesma linha. Por isso, se não queres que ele amadureça e não fique com um aspeto escuro e sem sabor colocá-o noutro sítio que não o frigorífico.


4. Cebolas

É de evitar que as cebolas vão para o frigorífico, uma vez que a humidade faz com que fiquem moles e apodreçam mais rapidamente. É preferível que as retires e que as coloques num ambiente fresco, seco e escuro.

No entanto, se cortares uma cebola e não a usares toda, podes usar o frigorífico, mas coloca-a dentro de um recipiente fechado e só por 24 horas.



5. Manjericão

Se tiveres manjericão em casa é bem possível que o cheiro fresco invada a tua cozinha! Por isso, para manteres o seu cheiro, deixa-o longe do frigorífico. Isso vai aumentar a sua durabilidade.

Aproveita para deixá-lo na tua bancada e acredita que ele te deixará a cozinha mais cheirosa!


Faz uso destas informações e ajuda a preservar melhor os teus alimentos! Acredita que vai fazer a diferença quando não tiveres de ir às compras repetidamente porque deixaste um ou outro oxidar ou apodrecer.