Sabias que há hábitos que tens na cozinha que podem fazer mal? A quem? - perguntas tu. A ti mesmo, ou a quem provar da tua comida. E muitos deles são hábitos que fazemos de forma tão inocente que nem paramos para pensar se podem trazer alguns riscos para a saúde.

Por exemplo, não lavar as mãos antes de cozinhar ou usar sempre a mesma faca para cortar todos os alimentos são alguns dos hábitos que Robert Gravani, professor de Ciência Alimentar na Cornell University, em Nova Iorque, enunciou no programa "Today". São 9 os hábitos que ele diz e a probabilidade de cometeres a maior parte deles é alta, não te preocupes.


1 - Lavar a carne de aves cruas antes de as cozinhar

Também lavas a carne crua antes de a cozinhares? Não precisas! As bactérias presentes nas carnes de aves crua morrem durante a cozedura. Além disso, lavar a carne pode até aumentar o risco de contaminação, uma vez que corres o risco de espalhar essas bactérias pela cozinha.



2 - Mexer nas especiarias enquanto mexes na carne crua com as mãos

Ao fazeres isto podes contaminar os recipientes das especiarias, que, por sua vez, também pode contaminar outros produtos. Por isso, o ideal é lavares as mãos depois de mexeres em carne crua. Ou então coloca os temperos num prato pequeno antes de começares a cozinhar.



3 - Não esperes mais de duas horas para guardar alimentos já cozidos no frigorífico

Se sobrar comida do jantar, guarda logo no frigorífico. Nunca deves deixar passar mais do que duas horas. No verão, então deves ter mesmo especial atenção. Segundo este investigador, se a temperatura ambiente for superior a 32,2°C, os alimentos já cozinhados devem ser colocados no frigorífico dentro de uma hora, dado que as bactérias crescem mais rapidamente.



4 - Comer as sobras que estão no frigorífico há mais de quatro dias

Por falar em frigorífico, há bactérias e toxinas que estão na comida e que nem sempre consegues dar-te conta da presença delas através do olhar ou cheiro. Gravani dá o prazo de quatro dias. Depois disso, o melhor é mesmo meteres as sobras no lixo.



5 - Não lavar as mãos antes de comer ou cozinhar

Escusado será frisar a importância deste hábito. Para Gravani, esta é uma das regras mais importantes na cozinha. E se fores mexer em carnes cruas, este passo é imperativo.




6 - Não lavar frutas e legumes

Da mesma forma que é importante lavar as mãos antes de cozinhar, também é importante lavar as frutas e os legumes. Nunca sabes a sujidade e/ou bactérias que podem ter.



7 - Usar os mesmos utensílios (principalmente quando cozinhas carne crua ou frutos do mar)

Se parares para pensar, quantas vezes é que mudas de faca quando estás a cozinhar carne crua ou marisco? Este especialista dá o exemplo da bolonhesa. É comum usar-se a mesma colher para desfazer a carne moída crua, para mexer enquanto esta coze, e depois para servir o molho.

Ora como as bactérias da carne crua e do marisco podem provocar doenças deves usar utensílios novos durante o cozinhado ou lavá-los muito bem a cada etapa.