O mote do espetáculo de Mário Daniel promete desafiar os limites da ilusão e foi isso mesmo que aconteceu na passada sexta-feira, 20 de janeiro, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto.


Durante o último número do espetáculo "Minutos Mágicos", chamado de "escapismo", Mário Daniel desmaiou e ficou 20 segundos inconsciente. Nada disto estava previsto e acabou por apanhar o público desprevenido.


No número de "escapismo" do ilusionista, existe um aquário, com várias chaves no fundo, em que uma delas desbloqueia o cadeado que fecha a tampa do aquário. Ora, Mário Daniel "só" tem de entrar no aquário e, em apneia, tentar encontrar a chave certa para abrir o cadeado e a tampa do aquário.


Em declarações exclusivas à RFM, Mário Daniel começou logo por confessar que "aqui não há truques". E isso o público pôde comprovar da forma mais literal possível: "Aos 2 minutos e 32 segundos, colapsei".


Perante o desmaio do ilusionista, que esteve 20 segundos inconsciente, a equipa depressa foi buscar a chave suplente para abrir o cadeado e tirar Mário Daniel do aquário.


Antes de desmaiar, o ilusionista recorda-se de sentir dormência, mas achou normal "por ser um dos sintomas da apneia". Depois, quando recuperou a consciência, só se lembra "de estar com o corpo deitado na parte de fora do aquário, da minha mulher à minha frente e de ver umas pessoas a entrarem em palco – possivelmente médicos". "Rapidamente recuperei os sentidos e a lucidez. E pedi para não fecharem a cortina."


E assim foi! Apesar do susto, o espetáculo terminou da forma prevista. "Exceto o facto de não ter saído do aquário pelo próprio pé."


Vê o momento de grande aflição no vídeo!


 


Apesar do incidente, Mário Daniel já recuperou e encontra-se bem!


Agora, impõe-se uma pergunta: será que vai continuar com este número nos espetáculos? A resposta é sim!


Aliás, este incidente aconteceu na sexta-feira e no dia seguinte, no sábado, Mário Daniel já o estava a fazer de novo, desta vez sem percalços. "Sempre lidei com várias coisas de superação. A única coisa que tive preocupação de fazer foi falar com um especialista de apneia - Raul Arenas - para perceber se o facto de ter desmaiado 24 horas antes poderia potenciar a probabilidade de colapsar novamente", explicou.


Como o especialista lhe disse que não, o ilusionista português desafiou-se novamente. Até porque o número de "escapismo" pede isso mesmo: enfrentar e superar um desafio.


Depois deste incidente, a reação do público foi "inacreditável". "Tive a maior avalanche de mensagens sobre o espetáculo. Foi o maior feedback. E foi uma forma de o público perceber que não há truques. É tudo real."


O espetáculo "Minutos Mágicos", que conta com o apoio da RFM, continua em digressão e vai estar dia 4 de fevereiro, no Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro, de 17 a 26 de fevereiro, no Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa, e dia 4 de março, no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz.


(Imagens: Cortesia Mário Daniel)