João Gonzalez fez, esta terça-feira, história ao ser o primeiro português a levar um filme aos Óscares. Aos 26 anos, o cineasta do Porto vai competir, pela primeira vez na história do cinema em Portugal, por uma estatueta dourada com a sua curta-metragem de animação de 14 minutos, a "Ice merchants".

Tudo começou numa quarto pequeno em Londres, onde João Gonzalez vivia. Era aluno do Royal College of Art e a dada altura foi preciso fazer um filme. João Gonzalez não especifica esta parte em entrevista à Lusa, apenas diz que começou este filme "como filme de escola".


Foram dois anos de trabalho, em que ele e a equipa se dedicaram a esta história. "O filme foi possível porque tive um conjunto de gente incrível a colaborar e a nomeação é para todos eles." E, agora, todo o trabalho é recompensado da melhor forma possível.

João Gonzalez não tinha os Óscares como meta, daí estar tão surpreendido com esta nomeação: "É um momento surreal que vai levar algum tempo a processar". No entanto, tudo apontava para o sucesso de "Ice merchants".

Em 2022, teve uma estreia premiada na Semana da Crítica no Festival de Cinema de Cannes, em França. A Agência da Curta-Metragem, citada pela Lusa, refere que o filme de João Gonzalez já passou por centenas de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8.425 espectadores. Estava tudo alinhado para a chegada dos Óscares.



"Ice merchants" não tem diálogos e conta a história de um pai e um filho que produzem gelo na casa onde vivem, que fica numa montanha, debruçada num precipício. Todos os dias saltam de paraquedas desse precipício para irem vender o gelo na aldeia.

Apesar de ter apenas 26 anos, este já é o terceiro filme de João Gonzalez. "Ice Merchants" tem ainda produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido. João Gonzalez para além de assinar a realização do filme, é ainda o responsável pela banda sonora e divide a animação, em 2D, com a polaca Ala Nunu.


"Ice merchants" concorre ao Óscar de melhor curta de animação com "The Boy, the ,ole, the fox and the horse" (Reino Unido/Estados Unidos), "The flying sailor" (Canadá), "My year of Dicks" (Islândia/Estados Unidos) e "An ostrich told me the world is fake and I think I believe it" (Austrália).