Banho é de manhã! Assim, de repente, até nem é uma questão, tirando a absoluta necessidade, nos dias quentes de verão, de tomar, de novo, mais um banho à noite.

O duche - dirá a maioria - toma-se, logo de manhã, pela fresca, para se entrar lavadinho, revigorado e bem-cheiroso no dia.

Só que o médico e investigador Adil Maqbool diz, na publicação Best life, que tomar banho de manhã não é a opção ideal. Tomar banho à noite faz mais sentido.

Se tomas banho de manhã, diz este médico, tens mais probabilidade de:


Ficar com a roupa da tua cama suja mais depressa

Adil Maqbool afirma que nos lençóis ficam “bactérias, células mortas e suor" porque "durante o dia, se acumula muita sujidade e suor. O cabelo acumula muito pó e outras partículas."


Ter alergias

O médico avança que "os ácaros são pequenos insetos que vivem no pó e prosperam em ambientes quentes e húmidos. Alimentam-se de células mortas da pele. Quando uma pessoa vai para a cama sem tomar banho, está a fornecer uma fonte de alimento para esses ácaros. À medida que se multiplicam, podem desencadear alergias e sintomas de asma".




Ter menos qualidade de sono

"Quando uma pessoa vai para a cama sem tomar banho, pode sentir-se desconfortável e suja, o que pode dificultar o sono. Além disso, se tiver muito suor e sujidade na pele, pode causar comichão e desconforto, o que atrapalha o sono." afirma Adil Maqbool.




Ficar com a pele mais danificada

"Quando vai para a cama sem tomar banho, a sujidade, o suor e as bactérias da pele podem contribuir para o entupimento dos poros e para a produção excessiva de óleo, o que pode levar ao desenvolvimento da acne." acrescenta ainda.


Dito isto, de acordo com este médico e investigador, vais alterar os teus hábitos?