Este é o torneio de rugby mais antigo e mais conceituado do mundo. É o torneio das Seis Nações e existe desde 1883. A partir de 1995, passou a ter também a versão feminina.

O famoso e internacionalmente conhecido torneio das Seis Nações é uma competição anual de rugby, entre as seleções da Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália e País de Gales. O campeão em título é França.

Uma das várias curiosidades é que a República da Irlanda e a Irlanda do Norte (pertencente ao Reino Unido), neste torneio e em outros, jogam como uma só Irlanda. O rugby é a única modalidade desportiva em que as duas Irlandas jogam como uma só seleção. Assim também, o hino cantado pelos jogadores desta única seleção da Irlanda não é nem de uma nem de outra, mas sim um hino próprio do rugby irlandês.


Voltando ao torneio das Seis Nações, este ano há um nome português que é notícia.

É a primeira vez que um árbitro português faz parte do torneio das Seis Nações e esta primeira participação é desempenhada por uma mulher.



A World Rugby nomeou uma árbitra portuguesa, como avança a Federação Portuguesa de Rugby, para fazer parte do painel de árbitros dos jogos femininos do torneio das Seis Nações de 2023.

O torneio das Seis Nações feminino acontece de 25 de março a 29 de abril deste ano e é disputado pelos mesmos países que o torneio masculino: Escócia, França, Inglaterra, Irlanda Itália e País de Gales.




Maria Heitor vai arbitrar, no dia 1 de abril, o jogo Irlanda-França, como assistente de Hollie Davidson (a árbitra escocesa que ficou na história do rugby por liderar a primeira equipa de arbitragem 100% feminina num jogo masculino, o Portugal-Itália, em junho do ano passado, no Estádio do Restelo).


A árbitra portuguesa, Maria Heitor, vai fazer também parte da equipa de árbitros, no dia 29 de abril, no Inglaterra-França, com a sul-africana Aimee Barrett-Theron, no Estádio de Twickenham, em Londres, a ‘catedral’ do rugby mundial.




Maria Heitor, de 34 anos, é já um nome conhecido no panorama português de rugby, uma vez que arbitra jogos da divisão de honra, em Portugal, incluindo finais do Campeonato e da Taça.

A árbitra portuguesa é atualmente jogadora de rugby no Sporting Clube de Portugal. Maria Heitor passou também por outros clubes como Agronomia, SL Benfica, Loulé e ainda o clube francês Lille e conta com vários títulos nacionais e internacional.


Agora, Maria Heitor vai estar, como árbitra, num das mais importantes competições de rugby do mundo, o torneio das Seis Nações.



(Imagens: cortesia fotógrafo Luís Cabelo)