O sótão... aquele sítio "longínquo", onde vamos acumulando e acumulando objetos e, na maioria das vezes, tralha que esperamos que, um dia, se arrume por magia.


Apesar de ser um local em que se guarda de tudo um pouco, sejam livros antigos e cadernos da escola, mobília, roupa que já não serve, mas que, um dia, pode dar jeito, álbuns de fotografias, aparelhos eletrónicos, entre tantos outros objetos, o sótão pode não ser o melhor local para guardares tudo o que te aparece à frente.



É importante saberes que, no sótão, existem objetos que não se dão bem com as variações de temperatura, a humidade e a sujidade. E, por vezes, por lá reúnem-se as condições ideais para surgirem bichos, insetos e até ratos!


Por isso, faz um bom uso do teu sótão e fica a saber que objetos não deves guardar lá, de acordo com o E-konomista.


1. Livros, cadernos e papéis variados

É certo que, para quem lê muito e gosta bastante de livros, é difícil arranjar um sítio que dê para acomodar todas as coleções.

No entanto, o sótão não é o sítio ideal para isso, uma vez que, por lá, podem surgir insetos e bichos que vão destruir, literalmente, os teus livros, cadernos e papéis diversos. Além disso, podem ficar ainda com mofo e bolor.


2. Álbuns de fotografias

Provavelmente, já não tens assim tantos álbuns de fotografias porque tudo agora é guardado no telemóvel ou no computador. No entanto, os álbuns são um clássico e, de certeza, que existem alguns aí por casa.

Só que o ideal é não guardá-los no sotão devido às variações de temperatura e à humidade que podem danificar as fotografias.



3. Mobília de madeira

Cadeiras e mesas antigas, um espelho ou um aparador... Tudo tem lugar no sótão com a esperança de que, um dia, possa voltar a integrar a decoração!

Se queres preservar esses objetos o melhor é mantê-los longe do sótão, onde, mais uma vez, a humidade e a temperatura podem dilatar, inchar e rachar a madeira.


4. Carpetes e tapetes

Por vezes, queres mudar a decoração de tua casa e, provavelmente, uma das coisas que retiras são os tapetes. Leva-los para o sótão com a ideia de, dali a uns meses, voltares a usar.

No entanto, podem lá ficar meses e meses ou até anos! Fica a saber que os materiais dos tapetes e carpetes não se dão lá muito bem no sótão. Provavelmente, quando os fores buscar, vais dar de caras com algumas traças ou insetos.


5. Roupa

Guardas a roupa dos teus filhos para, mais tarde, recordar ou para, quem sabe, se tiveres outro bebé voltares a usar?!

A verdade é que, até mesmo bem acondicionada em sacos ou caixas, a roupa pode ficar danificada com a humidade. Também o pó que, muitas vezes, se acumula no sótão pode entranhar-se nas peças e estragá-las. Já para não falar das traças que também podem fazer das suas...

O mesmo se aplica a vestidos e fatos de casamento que, com o tempo, podem ficar amarelados, desbotados e danificados.

O idela será guardares a roupa numa caixa debaixo da cama, onde é possível controlar a temperatura do ar, ou então doar, vender ou dar.



Agora que já conheces que alguns objetos não devem ir parar ao sótão, é melhor dares uma volta ao teu! Acredita que, se tiveres estes cuidados, é muito provável que os teus objetos não se estraguem com tanta facilidade...