Numa altura em que as rendas das casas atingem valores astronómicos um pouco por toda a parte, que cada novo contrato é um frio na barriga porque nunca se sabe quanto é que a renda vai aumentar, que famílias e famílias saem dos grandes centros, porque não têm dinheiro para um simples apartamento, e que jovens prolongam a estadia em casa dos pais por não conseguirem fazer frente a estas rendas, são mensagens tão simples como esta que se tornam virais.

Um senhorio espanhol, que tem um apartamento na zona central de Vigo e que cobra 500 euros por mês, decidiu não aumentar a renda. O próprio partilhou uma imagem com as mensagens trocadas com os inquilinos, que se mostram interessados em continuar a viver no apartamento.


"Podia cobrar muito mais, para quê?", escreveu na publicação do Twitter. David, o senhorio, escreve ainda que herdou 1/5 do apartamento onde vivia com a mãe, depois da morte dela. Isso traduziu-se em 40 mil euros e com esse dinheiro comprou um apartamento (com hipoteca de 60 mil) e remodelou-o com as próprias mãos.


Ao longo da publicação, David conta ainda que em quatro anos de contrato nunca lhes subiu um cêntimo. "E não o farei, quero-os por muitos anos e que tenham uma vida digna! Eu também não me vou prejudicar, cubro os gastos e amanhã a minha filha herdá-lo-á [apartamento]." E a mensagem estendeu-se ainda a outros senhorios: "Se todos fizessem isso, não estaríamos a enfrentar os problemas que hoje existem no acesso à habitação, principalmente para os jovens (os meus inquilinos têm menos de 30 anos). Este é o meu grão de areia!! E assim continuarei a fazer, espero que muitos fiquem com a consciência pesada."


Tendo em conta todo o contexto que se vive, não é surpresa nenhuma o facto de este gesto de David se ter tornado viral nas redes sociais. Infelizmente, ele é a exceção à regra.