Alejandro Colomar é espanhol e tem uma particularidade que o faz ser muito conhecido em Aldaia, na região de Valência: anda nu.

E isso tem tanto de insólito como de polémico, o que já tem envolvido leis e tribunais.

Devido a uma lacuna na lei espanhola, Alejandro pode andar nu nas ruas. Ainda assim, não se tem livrado de multas e de muitas queixas. Há quem defenda que andar nu constitui um "ato de exibicionismo obsceno", escreve a Reuters. Só que "de acordo com o dicionário, isso implica intenções sexuais e isso não tem nada a ver com aquilo que eu faço", afirma Alejandro à mesma publicação.


E a verdade é que Alejandro não está a fazer nada ilícito, uma vez que a nudez pública é legal em Espanha, desde 1988. O que significa que qualquer pessoa pode andar nua na rua, sem ser presa.

Ainda assim, há regiões, como Valladolid ou Barcelona, que introduziram as suas próprias leis para regular o nudismo. O que não é o caso de Aldaia, onde o espanhol vive, pelo que ao andar nu na rua não está na definição legal de atentado à liberdade sexual ou exibicionismo obsceno.


No entanto, a Procuradoria-Geral espanhola bateu o pé e recorreu da decisão por "no atual contexto sociocultural em Espanha, andar nu na rua perturba a honra dos cidadãos, pelo que a sanção é apropriada". O tribunal de Valência continuou a dar razão a Alejandro, dizendo que o seu comportamento não sugere uma "alteração à segurança dos cidadãos, à tranquilidade ou à ordem pública".


A imagem de Alejandro a chegar ao tribunal nu está a ser amplamente partilhada. Surgiu apenas com umas botas calçadas e foi-lhe pedido que se vestisse para entrar na sala de audiência.