É uma medida nova e que está a ser aplicada em poucos países ainda - a par de Portugal, também está Espanha, Nova Zelândia e Canadá - pelo que pode suscitar algumas dúvidas. Uma coisa é certa: a Netflix proíbe a partilha de contas já a partir desta terça-feira, 21 de fevereiro.


O que é que isso significa mesmo?

O objetivo da Netflix é parar com o uso abusivo de contas: "Hoje, mais de 100 milhões de residências partilham contas - o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade", lê-se no comunicado oficial. Até agora, era possível com uma só subscrição ter até um máximo de quatro perfis acessíveis de locais fora do domicílio do titular da assinatura.


Agora isso mudou. A pessoa que paga a assinatura da Netflix vai ter de "configurar a localização principal para garantir que todas as pessoas que vivem na mesma residência podem usar a sua conta".


E a nível de preços? Que impacto terá?


A assinatura básica continua a 7,99 euros por mês, mas se quiseres adicionar perfis extra tens duas opções: a standard de 11,99 euros ou a premium de 15,99 euros, sendo que cada membro adicional tem um custo de mais 3,99 euros. A conta standard dá para mais uma pessoa que não vive com o titular da conta e a premium dá para mais duas pessoas extra. "Os membros extra têm a sua própria conta e palavra passe, mas a sua assinatura é paga pela pessoa que os convidou a partilhar a sua conta Netflix."




O que acontece quando inicio sessão fora da residência do titular da conta?


Se iniciares sessão na conta num dispositivo fora da residência principal, a Netflix pode pedir a verificação dos dispositivos.

É enviado "um link para o endereço de email ou número de telemóvel associado ao titular da conta principal". O link vai dar um código de verificação de quatro dígitos - que permite o acesso por sete dias consecutivos - e que deve ser introduzido no dispositivo que fez o pedido no espaço de 15 minutos.


O site 9to5mac refere ainda que, para garantir o acesso ininterrupto à Netflix, os subscritores precisam de se conectar ao wi-fi da "localização principal" associada à conta pelo menos uma vez a cada 31 dias.


E se fores o titular de conta? Quando fores de férias ou viajar, não te preocupes. Se fores o titular da conta "não deverás necessitar de verificar o teu dispositivo para ver a Netflix”, refere a plataforma. Agora se fores um novo membro a aceder de uma localização diferente, o caso é diferente e está explicado acima, no texto.


Esta é ainda uma medida que pode suscitar mais dúvidas, por ser ainda recente e estar numa fase embrionária.