Arriscado e ousado são, provavelmente, as palavras certas para descrever um desfile que aconteceu na Semana da Moda de Nova Iorque, no passado domingo.


Trata-se do desfile do "The Black Tape Project" que fez furor ao colocar, em cima da passarela, modelos que envergaram apenas fita adesiva preta.


Em vez de peças de roupa de uma nova coleção, as modelos utilizaram pedaços de fita colados no corpo. A fita foi disposta de diferentes maneiras e feitios para que desse a alusão de que estavam a vestir biquínis.


A originalidade desta "técnica" é de Joel Alvarez, o criador, que, de acordo com o próprio, é "o único especialista em fita corporal no mundo, fundador e pioneiro do género de arte de fita corporal".


A par da fita adesiva preta, o criador apresentou também a sua coleção de body chain, ou seja, em português, "colar corporal". As modelos utilizaram, em conjunto com a fita, correntes e colares, tal como escreveu o site espanhol TN.


Muitas delas partilharam imagens e vídeos deste desfile e as redes sociais não ficaram indiferentes.



Este projeto surgiu por um acaso.

Numa fase difícil da sua vida, este criador, Joel Alvarez, vivia no carro e não tinha dinheiro para comer. Certo dia, fez uma descoberta na casa de família e isso mudou tudo.


Sem esperar, o estilista encontrou na casa do avô, que tinha morrido, uma caixa com cerca de 26 mil dólares (24 mil euros).


Com esse dinheiro, investiu numa câmara e começou a fotografar "carros e bicicletas por 100 dólares (cerca de 93 euros)", tal como o próprio contou no site oficial do "The Black Tape Project".


Pouco tempo depois, Joel Alvarez começou a trabalhar "com modelos de Miami" e, certo dia, foi contratado para uma sessão fotógrafica de uma outra modelo, em que recebeu "rolo de fita" para lhe colocar.


A partir daí, o estilista viu potencial naquela ideia e começou a "conseguir complementar o corpo, adicionando linhas e criando espaços negativos que chamavam à atenção de quem via".


Com o tempo, foi aperfeiçoando a técnica de colar a fita adesiva, partilhando os seus trabalhos nas redes sociais e, rapidamente, começou a ganhar cada vez mais clientes e projetos. Conseguiu, assim, chegar aos desfiles de moda e também conquistou grandes colaborações com Anitta e Maluma, nos vídeos "Vai Malandra" e "La Luz", respetivamente.




(Imagens: Instagram)