Já alguma vez te passou pela cabeça a ideia de começares a dormir separada do teu marido, companheiro ou namorado, ou vice-versa?


Calma, não és a única e acredita que essa ideia não é, de todo, descabida!


Dormir acompanhada tem vantages, sim, mas também muitas outras desvantagens. Há sempre um que ressona mais do que o outro, que emana muito calor durante a noite, que puxa o edredão, deixando o outro destapado, que dá pontapés, que vai, sempre, sem exceção, à casa de banho a uma certa hora, que fala durante a noite, entre tantas e tantas outras coisas.


Nesta lista, estão algumas das razões pelas quais é difiícil, para alguns casais, dormir acompanhado. E, por isso, há quem coloque a opção de, se tiver um outro quarto ou uma outra cama, dormir separado.


E será que é mais benéfico ou pode ser prejudicial?


É recomendado dormir sete a oito horas de sono por noite e, por isso, quem não consegue fazê-lo pode estar exposto a um maior risco de vir a ter diabetes, acidentes cardiovasculares, doenças cardiovasculares e demência, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.


É, por isso, importante evitar uma ou várias noites mal dormidas, que podem provocar, por exemplo, sonolência, durante o trabalho, mal-estar e má disposição.


A especialista em medicina do sono Rebecca Robbins, docente do departamento de medicina do sono da Faculdade de Medicina de Harvard e coautora do livro "Sleep for Success!", revelou, citada pela CNN Portugal, que a falta de sono pode tornar as pessoas "menos capazes de pôr as coisas em perspetiva ou de pôr pequenos contratempos em contexto".


O que pode motivar, de acordo com a mesma especialista, "depressões, ansiedade e outras disfunções emocionais e relacionais".


Assim sendo, a solução passa mesmo por ires dormir para outra cama, ou, então, pedires à pessoa que divide a cama contigo para ir dormir para um outro quarto.



O que também comprova esta solução é uma investigação desenvolvida pela especialista em medicina do sono Wendy Troxel, que concluiu, de acordo com a CNN Portugal, que "dormir em camas separadas pode fazer com que os casais sejam mais felizes, guardem menos rancor e sejam capazes de aproveitar melhor o tempo que passam juntos na cama, especialmente ao fim de semana, quando a carga de trabalho é menor".


Desta forma, tens poucas desculpas para não fazeres de tudo para teres uma noite mais tranquila. Se a solução for mesmo dormir separada/o do/a teu/tua companheiro/a impõe essa regra, mas também pode não ser todos os dias.


A especialista em medicina do sono, Wendy Troxel, indicou que é benéfico para o casal "implementar rituais antes de dormir e aproveitar esse tempo para estar com o seu companheiro, em vez de ficar cada um agarrado ao telemóvel".


Além de estipulares rituais, como falar sobre o dia que passou, podes sempre organizar os dias em que dormem separados. Pode ser dia sim dia não, só aos fins de semana e aos feriados ou só uma ou duas vezes por semana.


Tu saberás a melhor forma para conseguires dormir melhor sem que isso prejudique a tua relação!