Espanha acaba de avançar com uma nova lei que pretende proteger os animais de estimação.

Por isso, para quem tem cães, gatos ou outros animais, terá de ter em atenção todos estes cenários que podem resultar em diferentes multas que podem ascender aos 1000 euros.


Esta lei de bem-estar animal não só obriga os donos de cães a fazerem um curso - que é online e gratuito e que ensina as bases sobre a criação de um animal -, como ainda estabelece o tempo que os animais de estimação devem passar sozinhos.

Por exemplo, em Espanha, os animais de estimação não podem estar sozinhos e sem supervisão por mais de 72 horas. No caso dos cães, o prazo é reduzido para 24 horas. Com a exceção dos cães pastores, que podem ficar sozinhos por mais de 24 horas, desde que tenham um localizador para se saber a sua localização.

Além disso, esta lei também não permite que os animais de estimação vivam em varandas, terraços ou caves. Em caso de não cumprimento destas regras enunciadas, os donos terão de pagar multas que poderão ir desde os 500 aos 1000 euros.


E enganas-te se achas que as leis ficam por aqui. A lei de bem-estar animal também prevê mais estas medidas para quem tem cães, segundo o "Ok Diario":


- Seguro de Responsabilidade Civil: até agora só era obrigatório para cães potencialmente perigosos. O custo varia entre 25 e 50 euros por ano;
- Aquisição: embora a adoção seja sempre preferível, se alguém quiser comprar um cão terá de o fazer com criadores especializados e que estejam registados;



Já em Portugal, o cenário é um pouco diferente.

Em 2021, foi apresentado um projeto de lei que proibia os donos de deixarem animais de estimação sozinhos em casa por mais de 12 horas, mas acabou por não ser aprovado pela Assembleia da República.