Apesar do mau tempo que se fez sentir no fim de semana, parece que, nesta terça-feira de Carnaval, não há nada que afaste os foliões das ruas!

Os famosos e habituais corsos de Carnaval estão prontos para fazer a festa! Não faltará, claro, disfarces, música, serpentinas, animação e muita, muita folia!

Se queres muito fazer parte desta festa, mas não sabes ainda onde nem como, não te preocupes porque temos 8 soluções para ti. De norte a sul de Portugal!


1 - Carnaval de Ovar (Aveiro)

A primeira edição remonta ao ano de 1952 e ainda hoje é um dos maiores carnavais do país, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Em Ovar, a festa faz-se durante quase todo o mês de fevereiro.



2 - Carnaval de Alcobaça (Leiria)

A grande atração é a tenda em frente ao mosteiro que recebe DJs de renome e milhares de pessoas em festa até de manhã. O programa inclui o Carnaval Sénior, o Desfile das Escolas e as Noites na Tenda.


3 - Entrudo Chocalheiro (Podence, Macedo de Cavaleiros)

É Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e a grande atração são os caretos, que têm uma tradição.

No Domingo Gordo e na terça-feira de Carnaval, os rapazes vestem os fatos às riscas, com capuz de cores garridas, e máscara com um nariz saliente. Partem em direção às ruas, aos saltos e aos gritos, à procura de raparigas para dançar e as "chocalhar".

Este gesto é o símbolo da fertilidade.



4 - Carnaval de Torres Vedras (Lisboa)

Carnaval de Torres Vedras é sinónimo de matrafonas, que são nada mais nada menos do que homens vestidos de mulheres. São cinco dias de festa com desfiles de carros alegóricos, DJs e muita festa.



5 - Carnaval de Sines (Setúbal)

Desde 1926 que a cidade de Sines se transforma para festejar o Carnaval que leva milhares de pessoas às ruas. São três dias repletos de muita festa como se quer.


6 - Carnaval de Loulé (Faro)

É, sem dúvida, o Carnaval mais quente do país e o que mais se pode assemelhar ao do Brasil. São também os grandes carros alegóricos com figuras gigantes a criticarem a sociedade atual que mais se destacam nesta festa.



7 - Carnaval da Madeira (Funchal, Madeira)

No Funchal, é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão. É, como seria de esperar, um momento de muita festa, de imitações e figuras satíricas.

8 - Carnaval de Sesimbra (Setúbal)

Além dos desfiles das escolas de samba, em Sesimbra, festeja-se ainda uma tradição antiga: as Cegadas. Consiste em grupos de homens que à guitarra cantam alguns dos acontecimentos mais marcantes da atualidade.

Na verdade, são milhares de participantes e de foliões que não querem perder um dos Carnavais mais famosos do país!