Sabe-se, há cerca de cinco meses, que Lewis Capaldi vive com a Síndrome de Tourette. Quando o anunciou, em setembro do ano passado, o músico contou que sentiu "um alívio" porque pensava que "tinha alguma doença degenerativa horrível", tal como o próprio contou, citado pela Sky News.


A Síndrome de Tourette é uma "perturbação neurológica crónica que se traduz na presença de determinados tiques (simples ou complexos)", de acordo com um artigo publicado no site da Cuf.


Estes tiques, que podem ser, por exemplo, "piscar os olhos repetidamente, encolher os ombros, fazer movimentos faciais bruscos e pigarrear", de acordo com um artigo do hospital Lusíadas, são involuntários, rápidos e recorrentes.


Foi isso que aconteceu a Lewis Capaldi, durante um concerto, em Frankfurt, na Alemanha. O músico estava a cantar a música "Someone You Loved" quando teve um ataque de Tourette que foi impossível de ignorar.


Em segundos, Lewis Capaldi teve vários movimentos involuntários, como tiques no rosto e algumas falhas de voz, pelo que se viu obrigado a parar de cantar.


O público apercebeu-se e prosseguiu com a atuação ao cantar, em alto e bom som, até ao fim.


O momento foi gravado e partilhado no TikTok, no qual se lê, na descrição: "Estamos contigo!".



Nos comentários ao vídeo, sugiram muitos fãs a aplaudir Lewis Capaldi e a elogiarem-no. Lê-se, entre muitos outros comentários, "isto é incrível", "tão autêntico e puro", "que inspiração".


O vídeo já conta com mais de 35 milhões de visualizações e está, na verdade, a emocionar quem o vê.



(Imagens: Reprodução de vídeo)