A sustentabilidade assume cada vez mais um papel de relevância nos dias de hoje.

A preservação dos recursos naturais do planeta são fundamentais para a manutenção da vida no nosso planeta e para um investimento numa cada vez maior qualidade de vida.

Esta é uma realidade para a qual as pessoas e as instituições estão cada vez mais despertas, como é o caso da Zeiss cuja preservação dos recursos naturais é um compromisso assumido e instituído pela marca.

Este compromisso com a sustentabilidade e com a preservação dos recursos naturais são, talvez, o fator-chave de diferenciação entre a Zeiss e a sua concorrência.


A Zeiss iniciou em 2020 um programa de Sustentabilidade que aponta objetivos e questões de foco estratégico como proteção climática, economia circular e valor agregado para a sociedade. Este programa é o resultado de um caminho que já leva 175 anos e que sempre se pautou por estabelecer, diariamente, novos objetivos para fixar ações cada vez mais sustentáveis dentro de toda a empresa. Exemplo disso, é o esforço diário de, na Zeiss, se usar menos água, energia e plástico na produção de lentes. Tudo com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.


Também com o objetivo de tornar o processo de produção de lentes o mais sustentável possível, a Zeiss tem o cuidado de investir no desenvolvimento de métodos que obrigam a entrada de cada vez menos materiais na produção de lentes, bem como na substituição de equipamentos obsoletos, por aparelhos com eficiência energética, na produção do dia a dia.


A busca de parâmetros ideais e capazes de resultar no menor consumo de energia e no menor volume de produção de resíduos é uma forte aposta da Zeiss, na produção de lentes. O volume de materiais usados tem forte impacto no desenvolvimento sustentável das lentes Zeiss, bem como as matérias-primas utilizadas. Com o uso de uma quantidade significativa de materiais de base biológica, a Zeiss desenvolve, por exemplo, lentes solares mais ecológicas, que oferece a todos os clientes, como uma opção sustentável.


Esta preocupação com a sustentabilidade, por parte da Zeiss, estende-se, também, às embalagens, que utilizam materiais sustentáveis e reciclados: caixas de cartão totalmente recicláveis e sacos produzidos a partir de material 100% reciclado de garrafas PET.

A Zeiss tem as suas metas bem definidas: até 2025, vai reduzir em 10% os seus resíduos, em 15% o seu consumo de água e em 20% o consumo de energia.

Do ponto de vista da criação e valor para a sociedade, a missão da Zeiss passa por criar valor agregado para uma sociedade mais sustentável.


Por isso, um dos valores corporativos da Zeiss é atuar de forma responsável e permitir “uma visão nítida para todos”. Neste pilar, a Zeiss apoia diversas iniciativas locais como a oferta de correção visual à populações de regiões desfavorecidas ou em desenvolvimento, que não dispõem de recursos profissionais e logísticos para o fazer. Também aloca, anualmente, 13% da sua receita a pesquisa e desenvolvimento.

Estes são também gestos que contribuem para um mundo com menos desigualdades.


A ZEISS acredita que a sustentabilidade e o sucesso dos negócios estão intrinsecamente ligados. É, por isso, que a Zeiss é diferente e uma marca de confiança.