No teu trabalho, costumas ser, muitas vezes, incomodado fora de horas? Estás a pôr um pé fora do escritório e o telefone já está a tocar novamente? A conduzir para a casa e as mensagens não param de aparecer no teu ecrã?


Se isto te acontece, acredita... Não deveria!


Em 2021, fez-se uma nova alteração ao Código de Trabalho que impede os chefes de contactarem os seus colaboradores, após o horário de trabalho, tal como deu conta o Jornal de Notícias.


Se, por cá, existe essa limitação que, por vezes, pode não ser respeitada, no Canadá, uma mulher viu-se obrigada a impor-se.


Num dia em que estava doente, e após o seu horário de trabalho, uma mulher canadiana recebeu mensagens do seu chefe no telemóvel.


Num vídeo que partilhou no TikTok, Vanessa começou por afirmar que o seu chefe, "embora saiba que não deve enviar mensagens de texto para o número pessoal, ainda o faz às vezes". Assumiu que não gostou de receber mensagens sobre tarefas do seu trabalho, após o seu horário, e, sobretudo, no seu telemóvel pessoal.


A funcionária disse ainda que paga cerca de 42 euros por mês para ter um telemóvel para o trabalho, uma vez que a sua empresa recusou fazê-lo.


Por isso, tomou uma decisão! Decidiu então bloqueá-lo "para que ele não me pudesse contactar enquanto eu não estivesse a trabalhar", justificou Vanessa, no TikTok.



Na caixa de comentários do vídeo, contabilizam-se cerca de 1153, nos quais se lê, por exemplo, "não te culpo porque ele não é teu amigo e tu não estás a trabalhar", "todos os meus [chefes] estão bloqueados porque não respeitam os limites" e "eles adoram testar limites, eu ignoro até à manhã do dia seguinte".


O vídeo já conta com mais de 1 milhão de visualizações e 87 mil gostos, pelo que já é viral.




(Imagens: Reprodução de vídeo)