São imagens chocantes, impressionantes, revoltantes e duras de se ver. Infelizmente, ainda são muitos os animais que são maltratados pelos donos, dentro das próprias casas, mas há também quem o faça de forma gratuita.


É isso que a mais recente publicação da União Zoófila mostra. A organização de proteção de animais fez um relato indignado e de repulsa perante um ato grotesco dirigido a uma ninhada de gatos.


Na publicação, a União Zoófila começou por contar, em poucas palavras, o que tinha acontecido: "Alguém retirou uma ninhada de gatinhos recém-nascidos à mãe e os fechou dentro de um saco, vivos, pendurados numa árvore, para aí agonizarem e sofrerem até à morte".


Na zona de mato, onde os gatos estavam à mercê de quem os encontrasse, surgiu uma pessoa que "se deparou com este cenário terrorífico e mal viu o saco percebeu que algo muito errado se passava".

De imediato, essa mesma pessoa abriu o saco e, "nesse momento, uma gata apareceu a miar desesperadamente", ou seja, "também a mãe dos gatinhos estava ali, também ela em agonia, depois de lhe terem retirado os seus bebés recém-nascidos, retirando-lhe também qualquer hipótese de os salvar!".


Graças a esta pessoa, que não foi identificada, os gatinhos, que "ainda estavam vivos", foram salvos e puderam estar novamente com a mãe.


Perante este episódio de maus-tratos, a União Zoófila questionou "Que país somos? Que Portugal é este?". Entre vários outras críticas, a organização destacou se "somos o Portugal, onde alguém encontra uma mãe com uma ninhada de gatinhos e os amarra dentro de um saco apenas por pura maldade e algum sentido retorcido de diversão?⁣⁣" e afirmou que "somos o Portugal pouco civilizado (...), sem políticas de esterilização (...), onde os governantes parecem não ter sentido de missão".


Por fim, a União Zoófila referiu que estes casos são apenas e só resolvidos pelas associações e privados, sendo que este é "um trabalho que deveria ser do Estado", de acordo com a própria. Posto isto, a organização pediu que se assine a petição pela "sobrevivência da Lei que criminaliza actos hediondos como este".



A publicação reuniu mais de 17 mil gostos e mais de 1400 comentários, sendo que, entre eles, está o de Sónia Tavares, que escreveu "Oh céus! Estarei sempre ao vosso dispor" e também de Heitor Lourenço, que disse "Que horror! Que maldade! Crime! Doença. Uma humanidade onde exista isto não pode nunca ser feliz e construtiva".


Os restantes comentários destacaram o "horror", a "maldade" e o "nojo de gente" e deixaram muitas críticas a quem possa ter maltratado, desta forma, a ninhada de gatos.