Numa modalidade onde reinam atletas jovens, o nome de Oksana Chusovitina dá nas vistas!

Isto porque tem 47 anos e é a atleta mais velha da história da ginástica, já participou em 8 jogos olímpicos e não descarta a hipótese de vir a participar nos próximos, de 2024, em Paris.

Oksana Chusovitina tinha anunciado, nos Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020, que ia terminar a carreira, mas mudou de planos: "Pensei bem e decidi que, depois dos Jogos Olímpicos de 2020, também me iria preparar para os Jogos Olímpicos de Paris 2024", de acordo com um artigo do Comité Olímpico do Uzbequistão, que a cita.


31 anos depois da sua estreia nos Jogos Olímpicos, em Barcelona, em 1992, Oksana Chusovitina continua em grande forma e sem perder de vista este grande evento desportivo e a medalha de ouro pelo seu país, o Uzebequistão.



Ao longo da carreira, a ginasta competiu sob quatro bandeiras: União Soviética, Comunidade de Estados Independentes, Alemanha e Uzbequistão e já conquistou duas medalhas olímpicas - ouro por equipas, em Barcelona 1992, e prata no salto em Pequim 2008, nessa altura competia pela Alemanha.


Apesar de ter 47 anos, a ginasta continua em grande forma.
Em fevereiro deste ano, conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de ginástica artística, na Alemanha. E agora o objetivo é Paris em 2024.