Existem partos que deixam marcas. Exigentes, complicados, difíceis, problemáticos. Podem terminar com o ansiado choro do bebé ou com a notícia que ninguém quer dar e que ninguém quer receber.


Em gravidezes de risco, equacionam-se todos os cenários possíveis e tomam-se decisões, caso algo corra mal. E uma delas pode ser escolher salvar a vida da mãe ou do filho.


Foi isso que uma mulher americana pediu ao seu marido.

Oriunda da Califórnia, Anabel Moralez já foi mãe, pela primeira vez, de Ethan, mas está a equacionar ter um segundo bebé.


Perante essa possibilidade, começou a pensar na hipótese de existirem complicações durante o parto. Posto isto, a mulher tomou uma decisão: se existirem complicações, durante este possível segundo parto, a mulher quer que o marido a salve em vez de ao bebé, tal como escreveu o BuzzFeed, que a entrevistou.


A mulher fez um vídeo a partilhar essa mesma decisão no TikTok e, rapidamente, se tornou viral com mais de 6 milhões de visualizações.


No vídeo, a mulher, Anabel Moralez, justificou a sua decisão. Explicou que não queria que o seu filho crescesse sem mãe e também não queria que o marido, que teria de educar sozinho um bebé e o outro filho de ambos, tivesse de lidar com a sua morte.



O pedido desta mãe acabou por dividir as opiniões, na rede social.


Por um lado, houve mulheres que concordaram com o seu pedido, tendo dito "Perguntei isto ontem ao meu marido e ele respondeu: 'Vou salvar-te. Podemos ter outro bebé, mas não posso ter outra pessoa igual a ti'", "Por muito que me custasse, estás 100% certa", "Uma decisão muito difícil, mas compreensível". Por outro lado, houve quem discordasse, tendo dito "Escolhe o nosso filho primeiro do que eu, sempre... Eu já vivi a minha vida, a vida dele está apenas a começar" e ainda "Compreendo, mas penso que não seria capaz de viver comigo mesma se fizesse isso".


Ainda que, neste momento, não esteja grávida, Anabel Moralez acha que é preferível os pais discutirem este assunto, uma vez que "se alguma vez acontecer sabe-se qual é a decisão a tomar", tal como contou ao BuzzFeed.


Nos Estados Unidos, a taxa de mortalidade de mulheres durante a gravidez ou depois do parto tem vindo a aumentar. De acordo com a CNN Internacional, que citou um estudo recente, "a taxa de mortalidade de mulheres grávidas nos Estados Unidos aumentou quase 30% entre 2019 e 2020". Por cada 100 mil nados-vivos, em 2019, a taxa aumentou de 54 mortes, em 2019, para 70, em 2020.