São dois campeões mundiais de triplo salto e que muitas alegrias já deram a Portugal! No entanto, apesar das vitórias que já conquistaram com a camisola de Portugal vestida, parece que Nélson Évora e Pedro Pichardo não se dão nada bem fora da "caixa de areia".


Esta não é a primeira vez que ambos trocam galhardetes, de acordo com o Público, mas agora o ambiente azedou de vez!


Os dois atletas nasceram fora do território português e, recentemente, Nélson Évora deu uma entrevista, na qual criticou o processo de naturalização de Pedro Pichardo, que, em 2017, abandonou um estágio da seleção cubana - o seu país de origem - e, alguns meses depois, adquiriu nacionalidade portuguesa.


O primeiro atleta revelou que não teve essa facilidade em adquirir nacionalidade portuguesa, tendo esperado cerca de 11 anos.


Em declarações ao podcast "40 minutos", da Rádio Observador, Nélson Évora apontou o dedo ao colega de modalidade e também à Federação Portuguesa de Atletismo, tendo afirmado que "fico contente que ele traga uma medalha, mas isto espelha o quê? Interesse de quem? Quem é que lucrou com isso? Foi Portugal! Claro, é bom, no curto prazo. Foi um investimento feito no curto prazo. Foi comprado um atleta para poder ter resultados a curto prazo".


No entanto, referiu que "não tenho nada contra ele e nunca tive". Podes ver o momento aqui, a partir do minuto 35:25!



Ora, quem não gostou nada de ouvir estas críticas foi Pedro Pichardo que, pouco tempo depois de a entrevista se ter tornado pública, recorreu ao Instagram para apontar também o dedo a Nélson Évora.


O atleta, que, recentemente, fez história ao sagrar-se novamente campeão europeu de triplo salto em pista coberta, não foi brando nas palavras e escreveu que "quando dizes que fui comprado estás a faltar-me ao respeito, não sou uma prostituta nem sou como tu que saíste a mal do clube porque te ofereceram mais".


Entre outras acusações, Pedro Pichardo explicou que saiu "de Cuba pelos problemas que toda a gente sabe, estava na Suécia e o Benfica fez-me uma proposta, como fizeram outros clubes de outros países. Cheguei a Portugal sem saber nada dos teus problemas, simplesmente focado na minha carreira".


E foi logo a seguir que o atleta menosprezou a carreira de Nélson Évora, tendo dito que "na tua carreira só me ganhaste duas vezes e a tua melhor marca, 17.74, eu salto mais do que isso de leggings compridas e de chapéu. Nunca foste a minha referência como atleta nem como pessoa".


Continuou e afirmou que "passar 11 anos para teres o documento português não te faz mais português do que ninguém, nenhum de nós nasceu cá. Dizes que não tens nada contra mim (…) mas sempre que tens uma oportunidade falas do Pichardo", tendo terminado o seu longo texto dizendo "quando fores vencedor da Liga Diamante, quando saltares 18 metros e tiveres os meus títulos em um ano, então falamos de campeões. Sou melhor do que tu, aceita".