É um filme arrebatador e que valeu o Óscar de Melhor Ator a Brendan Fraser, que faz de Charlie, o protagonista.

"The Whale" é emocionante, surpreendente e um murro no estômago. Conta a história de Charlie (Brendan Fraser) que tem mais de 250 quilos e se recusa a sair de casa. É professor de inglês numa universidade e dá aulas online sempre de câmara desligada para evitar revelar a sua aparência.

Charlie vive com a culpa de não ter acompanhado o crescimento da filha Ellie (Sadie Sink), depois de se ter divorciado para viver um grande amor. A história gira em torno deste pai que tenta reconquistar a filha, enquanto lida com os desafios da obesidade mórbida.


Para fazer este papel, o ator Brendan Fraser teve de usar 136 quilos de próteses, o que o limitavam e muito. Segundo a Vanity Fair, o ator precisava sempre da ajuda de várias pessoas para se levantar, sentar e para subir ou descer degraus entre o estúdio e a sala de maquilhagem. Toda esta transformação para uma pessoa que sofre de obesidade mórbida demorava entre cinco a seis horas.



E foi este ponto que gerou alguma polémica. A escolha do ator gerou críticas à produção pela não contratação de um ator obeso para dar vida a Charlie.

Entre algumas vozes que surgiram para criticar destaca-se, por exemplo, a marca de cosméticos Dove, que, no Twitter, pediu por melhores representações em Hollywood - neste caso, a aludir ao facto de o ator escolhido não ser obeso.



A Dove não foi a única a criticar nas redes sociais.

Outras pessoas também se insurgiram e consideraram "desrespeitoso" o facto de o Óscar de Melhor maquilhagem e cabelos ter sido atribuído à equipa do filme "The Whale". "Precisamos de histórias com atores gordos e não atores magros em fatos gordos", lê-se noutro Twitter.



Apesar das críticas, o diretor do filme, Darren Aronofsky, defendeu-se e disse, ao The Hollywood Reporter, que "Brendan Fraser é o ator certo para fazer esse papel, e o filme é um exercício de empatia".



(Imagens: Reprodução Youtube)