Este é mais um episódio sobre o qual, em pleno século 21, não seria suposto estarmos a escrever. Infelizmente, situações como esta continuam a acontecer e é importante que tenhamos essa noção. O português em cadeira de rodas que viveu este episódio chama-se Lourenço Miguel, tem 22 anos, e partilhou tudo na primeira pessoa na sua página de Instagram.


"Acho que nunca me senti tão lixo, tão de fora do que todos estão à espera", começa por descrever aquilo que sentiu depois deste episódio.

Lourenço Miguel chamou um motorista TVDE para o levar aos tratamentos que tem de fazer por sofrer de uma doença rara. Chegou um motorista com uma carrinha de sete lugares:

"Chegou, estacionou e veio ter comigo e agarrou na cadeira de rodas como se a fosse transportar. Mas não".

Foi aqui que tudo descambou.



O motorista recusou-se a transportar a cadeira de rodas, sob o argumento que "não tinha de transportar nada que não fosse o passageiro".

"Perguntou-me que categoria tinha chamado e disse-lhe que a categoria de acessibilidade não estava disponível e ele: 'para senhores do seu tipo ou não chama ou pede um XL'. Claro que respondi que isso não era verdade e que eu, por acaso, conhecia muito bem os meus direitos."

Lourenço Miguel ainda tentou apelar ao motorista que se ele não o transportasse, chegaria atrasado aos tratamentos que lhe são essenciais, mas sem sucesso.


O jovem frisa ainda que o motorista não o transportou por falta de espaço, dado que se tratava de uma carrinha de sete lugares "com um mala onde cabem duas cadeiras se for preciso", mas sim por "pura ganância e discriminação".

Para além de o motorista não o ter transportado, foi-se embora e deixou a cadeira de rodas no meio da estrada. "Sabendo ele o difícil que era eu conseguir de lá tirar."


A publicação já conta com mais de 4 mil "gostos". Lourenço Miguel quer que este episódio chegue ao maior número de pessoas possível. "E quem não tem arcaboiço emocional para levar com isto? Onde é que fica?", questiona o jovem.



(Imagens: Reprodução SIC)