O Sol brilhou mais forte com a RFM na Costa da Caparica!


De 17 a 20 de agosto, voltámos a fazer história perto da praia, com muito surf e grandes concertos. Com os artistas de que mais gostas, no teu festival preferido: o Sol da Caparica!


Foram quatro dias de muita música portuguesa, de várias entrevistas a artistas que tão bem conheces e de muitas curiosidades. Por lá, passaram mais de 80 artistas que fizeram com que a 8.ª edição fosse a mais visitada. De 17 a 20 de agosto, passaram pelo Sol da Caparica mais de 120 mil pessoas!


Fica aqui com um resumo de mais uma edição do Sol da Caparica, que contou com o apoio da RFM!


20 de agosto


O quarto e último dia do Sol da Caparica arrancou com um concerto praticamente inédito da banda que se reuniu, depois de 25 anos de afastamento.


Os Excesso levaram ao palco principal os seus maiores êxitos, como "Eu Sou Aquele", "Sou Loucura", "Até ao Fim", e o público vibrou. Quem também vibrou com a presença da banda no estúdio foi Pedro Fernandes, da RFM, que os entrevistou.


Foi uma conversa animada que até incluiu a queda de Melão, no concerto da banda, na Altice Arena.


 


Uma das artistas que subiu a um dos outros cinco palcos - Kavi Music - do Sol da Caparica foi Rita Rocha. A artista em ascenção levou as suas músicas mais conhecidas e surpreendeu-a o facto de o público saber tudo de cor e salteado.


Foi por isso que Rita Rocha não conteve as lágrimas durante o seu concerto e revelou-o ao Pedro Fernandes, depois da atuação.


Houve ainda tempo para a Mariana Almeida, da RFM, desafiar a artista (e vários outros!) a cantar a capella uma das suas músicas mais conhecidas.


 
 


Seguiu-se a atuação de Matias Damásio, no palco principal, que levou o público à loucura! Depois do seu concerto, o artista falou com a Teresa Lage, da RFM, a quem disse que, "em Portugal, estamos a fazer poucos filhos".


Qual terá sido a origem desta afirmação?


 


Já perto do fim da noite, Ivandro levou os seus fãs "à lua" com um grande concerto! "Alinhou os chakras" e levou a sua voz aos quatro cantos do recinto do Sol da Caparica.


Depois do concerto, o Paulo Fragoso, da RFM, falou com o artista, que lhe revelou que já não consegue ir passear os seus cães de pijama.


 


A seguir ao Ivandro, Kura levou o seu DJ set ao palco principal do Sol da Caparica! O DJ português, que voltou ao festival, aqueceu ainda mais o público, principalmente, com a música "Sentir Saudade" feat. Bia Caboz.


Depois do seu concerto, Kura falou com a Diana Antunes, da RFM, que lhe disse que o Alok gostaria de ter uma parceria. Qual terá sido a resposta do Kura a este convite?


 


A noite e esta 8.ª edição do Sol da Caparica terminou em grande com a atuação de Pedro Mafama! O artista levou o seu maior sucesso, neste momento, ao palco principal e pôs o público a cantar a plenos pulmões "Olarilólei, Oraliólei".


Já depois de encerrar esta edição do festival, Pedro Mafama falou com a Inês Bento, da RFM,, a quem revelou a origem do seu nome.


 


19 de agosto


O terceiro dia de Sol da Caparica amanheceu com novos nomes no palco principal. Neste dia, passaram por lá foi Chico da Tina, João Pedro Pais, Deejay Telio, Mariza e Nininho Vaz Maia.


Antes do seu concerto, João Pedro Pais foi ao estúdio da RFM, onde falou com o Pedro Fernandes.


Numa conversa muito animada, o cantor, que já conta com 25 anos de carreira, contou que não dá o seu lugar no mundo da música como garantido. E é por isso que continua a atrair atenção de novos públicos porque, sempre que sobe ao palco, "dá tudo".


Também a Diana Antunes falou com o João Pedro Pais, a quem contou como é que a sua música já curou um coração partido.


 
 


A par do palco principal, o Sol da Caparica conta com outros quatro. E foi num deles - Kavi Music - que Beatriz Rosário não "ficou por aqui" e mostrou todo o seu talento.


Após o seu primeiro concerto neste festival, a artista falou com o Pedro Fernandes, a quem revelou o que sente quando lhe dizem que é a próxima promessa do fado.


Em jeito de agradecimento pelo concerto, alguns admiradores de Beatriz Rosário quiseram dizer-lhe algumas palavras carinhosas.


 
 


Mariza levou a "gente da sua terra" para o palco principal, uma vez que teve consigo a família e o filho. A sua voz invandiu e chegou a todos os cantos do Parque Urbano da Costa da Caparica!


Depois do concerto, Mariza teve um tempinho para falar com a Teresa Lage, a quem contou como foi a honra de cantar para o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude.


 


Quem também passou pelo palco principal e o fechou, neste terceiro dia, foi Nininho Vaz Maia, que foi "apanhado na curva" por Inês Bento, que lhe perguntou o seu nome verdadeiro.


Com alguma relutância, o artista descaiu-se e deixou-o escapar... O que também revelou foi a sua rotina diária, em dias de concerto.


 


18 de agosto


O segundo dia do Sol da Caparica foi dedicado, principalmente, ao hip hop português. O pontapé de saída foi dado por Valete, seguiu-se Bispo, José Cid, MC Pedrinho, Julinho KSD e Wet Bed Gang.


Com os seus maiores êxitos, José Cid levou, claro, o público a cantar bem alto! Depois do concerto, a Teresa Lage falou com o artista, que fez uma revelação surpreendente. Revelou que "roubou" o microfone a Elton John e tudo aconteceu, em 1971, quando o intérprete de "Your Song" atuou em Vilar de Mouros.


Vale a pena veres o vídeo para perceberes melhor a história!



Além desta revelação, José Cid fez uma outra! Contou que tem uma rotina de "rockstar" diferente de todos os outros artistas, uma vez que nunca fumou ganzas.


 


Neste segundo dia de Sol na Caparica, também subiu ao palco Bispo, que deu uma entrevista à Inês Bento, e cuja palavra de ordem foi "equilíbrio".


 


Pelo estúdio da RFM no Sol da Caparica, passou também a apresentadora Vanessa Oliveira, que falou com o Pedro Fernandes. Revelou que "rappou", pela primeira vez, com Valete e cumpriu, desta forma, um dos seus objetivos.


 

A última banda que pisou o palco principal foi a Wet Bed Gang, que foi entrevistada pela Inês Bento. Os integrantes da banda mostraram que, tal como irmãos, se adoram, mas também se odeiam, em certos momentos do dia.


 


A fechar a noite de dia 18 de agosto, estiveram os DJs da RFM, Rich e Mendes! Antes de subirem a palco, a dupla deu uma entrevista ao Paulo Fragoso, a quem fez várias revelações.


 


17 de agosto


O primeiro dia do Sol da Caparica arrancou com grandes nomes no palco prinicipal. São eles Carolina Deslandes, Paulo Gonzo, Poesia Acústica, Dillaz e Léo Santana.


Carolina Deslandes está a passar por um momento delicado. Depois de ter anunciado, no início desta semana, que alguns membros da sua equipa tinham sofrido um acidente e que estavam no hospital com ferimentos graves, a cantora subiu, na quinta-feira, ao palco do Sol da Caparica.


A dada altura, durante o concerto, Carolina Deslandes partilhou com os fãs o que estava a sentir e não conseguiu conter as lágrimas: "A próxima música chama-se 'Paz' e eu não sei como é que a vou cantar, honestamente". Depressa, se ouviram os gritos de apoio vindos do público.


A RFM falou com alguns fãs de Carolina Deslandes, que a foram ver ao Sol da Caparica. Numa verdadeira onda de amor, partilharam-se mensagens de esperança, de força e de muita gratidão também.


Vale a pena veres!


 


Paulo Gonzo também passou pelo palco principal e, numa conversa muito animada com a Teresa Lage, fez algumas confissões.


Primeiro, partiu o fémur - "Dói-me quase tudo", disse -, anda a tentar deixar de comer pão e, pelo meio, anda a gravar novas coisas.


Será que vêm aí mais singles? Uma coisa é certa... Paulo Gonzo deu tudo neste primeiro dia do Sol da Caparica!


 


A animação não se ficou apenas pelo palco principal. O tio Jel, que tem a curadoria do palco comédia, falou com a Inês Bento, e apresentou uma nova proposta para o Sol da Caparica.


O que dizes, depois de o festival, existir um "after" chamado "Sal da Caparica"?


 


Pelo palco comédia do Sol da Caparica, passou também o Fernando Rocha, que falou com a Inês Bento, a quem revelou a sua mulher não o conhece.


É melhor veres o vídeo para perceberes a origem desta afirmação!


 


A RFM teve ainda o prazer de falar com a 19.ª melhor DJ mundial, a Zanova, que contou à Diana Antunes, como é a sua logística, uma vez que está sempre a andar de um lado para o outro.


 


A poucos dias do arranque do festival, o cartaz ficou oficialmente fechado! Os últimos nomes a serem anunciados foram Julinho KSD, que substituiu T-Rex, no dia 18 de agosto, e ainda Bateu Matou, que substituiu Iza, no dia 20 de agosto.


Além destes, tiveste a oportunidade de ver e ouvir ao vivo Carolina Deslandes, Mariza, Vitor Kley, Pedro Mafama, Plutónio, Nininho Vaz Maia, José Cid, João Pedro Pais, Matias Damásio, os DJs da RFM, Rich & Mendes e muito, muito mais!


A música portuguesa foi, mais uma vez, celebrada numa enorme festa que contou com milhares de festivaleiros e com o apoio da RFM!


Até para o ano, Sol da Caparica!