Era um nome incontornável na história de Campo Maior e de Portugal e também uma figura muito querida dos portugueses. Infelizmente, Rui Nabeiro morreu, este domingo, aos 91 anos.


O empresário, fundador do grupo Nabeiro - Delta Cafés, encontrava-se hospitalizado devido a uma doença respiratória grave, tal como está a avançar a CNN Portugal, no Hospital da Luz.


O mesmo site adiantou ainda que o "neto e sucessor na liderança do grupo Delta, Rui Miguel Nabeiro, enviou, neste sábado, uma mensagem aos trabalhadores", na qual se lia que a situação era grave, apesar de "todos os esforços" da equipa médica.


A família já reagiu, em comunicado, à partida do Comendador Rui Nabeiro, tendo dito que "é com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos".


No comunicado, citado pela CNN Portugal, a família recorda o "espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida".


"Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade", destaca-se ainda no comunicado.



Com apenas 17 anos, começou aquele que se tornaria um império e colocaria uma pequena vila na região do Alentejo no mapa: criou a Delta Cafés, uma marca de café líder em Portugal, com negócios pelo mundo, com uma grande história e importância para o país.


Ninguém fica indiferente ao seu percurso. Rui Nabeiro nasceu numa família humilde, começou a trabalhar muito novo e conquistou com esforço e dedicação tudo o que tem hoje. Dinamizou Campo Maior, uma pequena vila, na região do Alentejo, de onde era natural e ajudou várias famílias, ao criar postos de trabalho.


O seu percurso vai muito mais além do mercado dos cafés. Criou também um Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extraescolares das crianças de Campo Maior, e a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.


O nome de Rui Nabeiro não passa despercebido no país e também no mundo, já que, hoje em dia, os negócios da fundação da Delta Cafés se estendem por vários pontos do mundo.


Que descanse em paz!