Rui Nabeiro era bem conhecido de todos os portugueses, sobretudo os que viviam na vila de Campo Maior e que tiverem o privilégio de se cruzarem ou trabalhar com ele. Foram 91 anos de vida, de trabalho e de um percurso inspirador, onde se destaca a sua humildade.

O fundador da Delta Cafés faleceu este domingo, 19 de março, e desde então são muitas as reações de caras conhecidas que têm sido partilhadas nas redes sociais.


Ao longo da vida, Rui Nabeiro apoiou famílias, clubes nacionais, empresas, universidades, entre outros. Foi um "exemplo" tal como descreve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. "Num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo de Rui Nabeiro, na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país, devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu", lê-se no site da Presidência da República.


Também o primeiro-ministro, António Costa, quis deixar umas palavras, no Twitter. "O legado do Comendador Rui Nabeiro ultrapassa largamente o papel de empresário exemplar, dentro e fora do país. O seu percurso foi inspirador, pela força, energia e sempre o sonho de fazer acontecer."



O escritor José Luís Peixoto, autor do romance "Almoço de Domingo", inspirado na vida de Rui Nabeiro, também já se pronunciou nas redes sociais e conta como soube da notícia da morte do empresário.

"Recebi a notícia em Viseu, no hotel Grão-Vasco, o mesmo onde Alice e Rui Nabeiro ficaram hospedados durante parte da sua lua de mel. Ontem, à saída de casa, no último momento, atirei este livro para dentro da mala. Na hora, parecia um gesto sem razão, mas algo me dizia que devia trazê-lo. Agora, parece-me que era um sinal. Saibamos manter e honrar a memória do homem que hoje partiu."



A reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, frisa o apoio que Rui Nabeiro sempre deu ao ensino superior e investigação. A sua morte "é uma grande perda" para a Universidade de Évora, afirmou à Lusa.

"Desde 2008 apoiou a criação de uma cátedra na área da biodiversidade, que tem o nome Cátedra Rui Nabeiro - Biodiversidade, o que refletiu bem a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior."


No futebol, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, falou sobre a ligação de Rui Nabeiro à equipa de futebol do Campomaiorense, única equipa alentejana a chegar à final da Taça de Portugal.

"Com o seu apoio, levou o Sporting Clube Campomaiorense ao escalão maior do nosso futebol e à final da Taça de Portugal sendo, até hoje, o primeiro e único emblema alentejano a estar presente na grande festa do Jamor", lê-se no site da Federação Portuguesa de Futebol.

"Sócio 4696, emblema de ouro com mais de 50 anos de dedicação ao clube, é um orgulho para o Sport Lisboa e Benfica ter o Grupo Delta como parceiro e poder ter assistido de perto ao crescimento e internacionalização de uma das maiores marcas portuguesas sob a liderança de Rui Nabeiro", revela o Benfica em comunicado, citado pela SIC Notícias.


O Sporting manifestou também o seu pesar, em comunicado. O Futebol Clube do Porto também não se esqueceu do apoio que a marca de Rui Nabeiro deu, enquanto parceira. "O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências aos familiares e amigos de Rui Nabeiro, bem como a toda família Delta, parceira de longa data do nosso clube", lê-se no Twitter.