Os parquímetros têm os dias contados em Londres. Estacionar, ver o horário de pagamento e colocar moedas na máquina para sair um bilhete e colocá-lo no carro já vai ser coisa do passado. Mas isto não quer dizer que Londres vai deixar de ter estacionamento pago. Simplesmente, vai haver uma atualização.

O pagamento do estacionamento passa a ser feito exclusivamente através de aplicações, como já há também em Portugal. Segundo o The Mirror, a cidade de Brighton e Hove já estão prontas para retirarem os parquímetros nos próximos dois meses, enquanto que o bairro londrino de Bromley fará o mesmo já no início de abril. Harrow já se desfez das máquinas de parquímetro em janeiro.


Esta é uma medida que já tem vindo a ser aplicada em cidades inglesas desde 2019 e parece que está a ganhar cada vez mais força, com mais bairros e cidades a adotarem-na.



Ainda assim, há quem veja esta mudança com receio. Apesar de vivermos tempos tecnológicos, nem toda as pessoas têm um smartphone. Caroline Abrahams, diretora de uma instituição de caridade, a Age UK, disse ao The Times, citada pelo The Mirror: "A notícia de que em breve poderemos ver o fim dos parquímetros é desastrosa para qualquer pessoa sem um smartphone, incluindo milhões de idosos".

E, isso, implica também que todos tenham dados móveis para aceder à aplicação e proceder ao pagamento. Depois, uma outra questão levantada foi a falta de praticidade. O tempo que se demora a colocar as informações pessoais e as do carro é muito maior do que ir a um parquímetro e colocar uma moeda.

Como em qualquer aplicação, também existe o risco de fraudes.


Uma das razões apontadas para esta mudança é o facto de as operadoras de telecomunicações estarem a desligar as redes de dados 3G que alimentam os parquímetros, relata o The Times, citado pelo LadBible. Como a atualização dos parquímetros para rede 4G acarreta um grande custo, a alternativa passa agora pelas aplicações de telemóvel.