Parece que a homenagem que foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Vizela a António Guterres não foi vista com bons olhos por vários vizelenses.


Foi no passado dia 19 de março que foi inaugurada a estátua de António Guterres, a propósito da comemoração dos 25 anos da elevação de Vizela a concelho.


Escreveu o Público que esta foi uma homenagem ao secretário-geral das Nações Unidas, que prometeu, em 1993, que, caso fosse eleito primeiro-ministro, desvincularia Vizela de Guimarães. E assim foi, cinco anos depois!


Em 1998, quando já era primeiro-ministro, António Guterres cumpriu a esperada promessa e, no passado domingo, assinalaram-se 25 anos desse feito.


Trata-se de uma escultura de bronze de 400 quilos, com dois metros de altura, e que, segundo o Público, custou 89.980 euros. E é o valor que está a gerar críticas e indignação por parte dos vizelenses!



O jornal Público avançou que muitos consideram "o valor gasto 'estranho' e 'ridículo' perante a época de crise que se está a fazer sentir". Houve também quem considerasse que a estátua de António Guterres não representa "uma ligação à identidade local", uma vez que "tivemos pessoas em Vizela que fizeram mais pela cidade".


No entanto, há também quem esteja a favor da homenagem a António Guterres. É o caso de um vizelense que disse ao Público que o secretário-geral das Nações Unidas foi o "único que cumpriu e prometeu" e que "a homenagem é justa e, se mandaram fazer a estátua, é porque há dinheiro e foi bem gasto".


Nas redes sociais, uma publicação do jornal Público, a dar conta do sucedido, angariou vários comentários a criticar, mais uma vez, a estátua.


Por lá, vários internautas comentam que "Enfim, Portugal a ser Portugal", "Olhem para quem realmente precisa, em vez de deitarem dinheiro dos contribuintes à rua", "Estátua feia e absolutamente desnecessária. 90.000 euros matariam a fome a muita gente do concelho".



Perante as críticas, o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, explicou à mesma publicação que a estátua "faz parte da ideia de criar um museu vivo" que homenageie "quem mais fez pela autonomia do concelho".


Sabe-se que António Guterres teve conhecimento deste tributo que lhe foi prestado, mas, de acordo com o seu gabinete de assessoria, "não tem quaisquer informações acerca do modo como a estátua foi desenvolvida ou financiada".



(Imagens: Reprodução de vídeo)