Cada vez há mais pessoas que têm animais de estimação, nomeadamente cães. No entanto, se vives num apartamento ou se queres ir almoçar fora e levar este companheiro, por exemplo, é necessário que ele se saiba comportar.


Por isso, se tens um cão, mas ele nem sempre faz o que tu dizes, o problema não é teu... Nem todos os cães são fáceis de treinar.


Com paciência e dedicação, tudo se consegue e, às vezes, basta mudares o teu método de treino ou recorreres a um treinador profissional.


A melhor forma para conquistares a obediência do teu amigo de quatro patas é nada mais, nada menos, do que guloseimas.



No fundo, a comida, mais do que uma guloseima, é uma recompensa. Se deres uma guloseima ao teu amigo canino sempre que ele fizer uma determinada ação ele vai percecionar como algo positivo.


Mas, calma... É importante saberes quando e como deves dar essas recompensas!


Adam Spivey, treinador de cães e fundador da escola de treino Southend Dog Training, associou a importância das recompensas ao processo de aprendizagem e de obediência dos cães. Fê-lo atráves de um vídeo que publicou no Instagram, tal como mostrou, inicialmente, o site Yahoo.


O treinador de cães explicou que "se o animal ouvir pela primeira vez ganha uma recompensa", mas "se tiveres de repetir [o pedido ou a ação], não vai recebê-la". Para tal, é importante esperar "três a cinco segundos para que o animal saiba que está a fazer o que é correto".


O importante, segundo o treinador, é não dar a recompensa imediata ao cão porque isso pode ter o efeito oposto.



Além deste método de aprendizagem com comida, o que muitos treinadores usam, incluindo Adam Spivey, são os chamados "clickers". Isto é, quando o dono recompensar o cão por ter tido um comportamento correto com comida, é adicionado um estímulo auditivo (click).


Desta forma, sempre que o animal ouvir o som do click vai perceber que está a ter um comportamento correto.


A longo prazo, a comida não deve ser usada como recompensa, uma vez que pode causar obesidade nos caninos. Sendo assim, uma das melhores formas de recompensares o teu cão passa a ser com festas.