Este fim de semana ficou marcado pelo início do horário de verão em alguns países, inclusive Portugal. Todos os anos, a história repete-se, só que este ano aconteceu algo de inédito. Há um país que adiou a mudança de hora e agora tem dois fusos horários. Confuso?


O Líbano acordou este domingo com dois fusos horários, depois de o Governo ter atrasado o início do horário de verão para as 00:00 de 21 de abril.


Apesar de o Governo não ter adiantado a razão para este adiamento, a imprensa local, citada pela Associated Press, escreve que se deve ao Ramadão. Com o novo horário, os crentes iriam quebrar o jejum uma hora antes.


As empresas de telecomunicações do Líbano enviaram até mensagens às pessoas a pedir que mudassem as configurações dos seus relógios para manual em vez de automático, para que a hora não mudasse à meia-noite.



Esta decisão acabou por provocar um pequeno "caos" no país, com algumas instituições a recusarem seguir esta ordem e com várias famílias libanesas a tentarem conciliar o horário laboral com o escolar em fusos horários diferentes. "Então, agora, eu deixo os meus filhos na escola às 8h, mas chego ao trabalho, que fica a 42 km, às 7h30 e saio do trabalho às 17h, mas chego a casa uma hora depois às 19h!”, escreveu um utilizador no Twitter, e citado pela AP.


Também há quem acredite que este adiamento é uma distração dos problemas económicos e políticos do país. O Líbano está a atravessar a pior crise financeira dos últimos tempos e está sem presidente desde que o mandato de Michel Aoun terminou no final de outubro, já que o parlamento não conseguiu eleger um substituto.