É um mistério que paira no ar e que já foi provado diversas vezes. Será que os "The Simpsons" têm mesmo um dedo que adivinha? São várias as situações que foram retratadas na série e que acabaram mesmo por acontecer.


E, agora, mais recentemente houve outra previsão. Lembras-te da polémica, que ocorreu na semana passada, com a estátua de David, numa escola da Flórida, que levou à demissão de uma professora? A série "The Simpsons" previu.


A professora em causa mostrou a estátua de David aos alunos do 6.º ano, numa aula de arte renascentista, o que acabou por gerar polémica. Os pais dos alunos consideraram a estátua "pornográfica" e fizeram queixa à escola. O mesmo já tinha acontecido, 33 anos antes, mas na série "The Simpsons" e com outros contornos.


No nono episódio da segunda temporada, intitulado de "Itchy & Scratchy & Marge", gera-se também uma controvérsia em torno da estátua de David. No início do episódio, vê-se Marge horrorizada com a violência retratada no programa infantil de televisão, "The Itchy & Scratchy Show". Ela envia uma carta à produtora a pedir que diminuam a violência do programa e recebe de volta a resposta do presidente Roger Meyers Jr., que a incita a formar um grupo de protesto.


Marge assim o faz. Cria o grupo SNUH (Residentes de Springfield pela Não Violência, Empatia e Cooperação) para protestar contra a produtora e o programa acaba por ser cancelado.


Mais tarde, a estátua de David chega a Springfield e os membros do grupo SNUH pedem a Marge que lidere um protesto contra a exposição por considerarem a estátua ofensiva e inapropriada. Só que Marge é uma artista e considera a estátua de David uma obra-prima.


Os membros do grupo acusam-na de ser hipócrita, por censurar o programa de televisão e não a estátua, e Marge acaba por desistir da sua campanha.


Por sua vez, a estátua de David chega à cidade e a liberdade de expressão triunfa.



As semelhanças entre estas duas histórias têm sido alvo de destaque nas redes sociais. Será apenas uma mera coincidência?



(Imagens: Reprodução Youtube)