Quando se tem um filho todos os pais impõem as suas regras. Seja aos familiares mais próximos, seja aos amigos.


Muitos pais, por exemplo, não apreciam que as pessoas que se aproximam dos filhos lhes toquem nas mãos ou lhes deem beijinhos no rosto, pelo que pedem que tal não aconteça.


No entanto, neste caso que está agora a dar que falar, uma mulher foi mais longe.


No fórum online Mumsnet, uma mãe partilhou, há alguns meses, que a sogra mudou a fralda do seu bebé de seis meses e que não gostou desta situação. A mulher escreveu que prefere que seja ela ou o pai a fazê-lo, uma vez que se preocupa com o "consentimento" e a "privacidade" do filho.



Explicou então a situação e contou que, "há algum tempo", a sua sogra "decidiu encarregar-se de trocar a fralda", uma vez que "o bebé começou a chorar".


A mãe estava na divisão e esperava que fosse ela a trocar a fralda ao próprio filho, mas não foi isso que aconteceu. "Ele continuou a chorar durante a mudança e ela devolveu-o logo de seguida, mas isso incomodou-me porque não cabia a ela trocá-lo", tal como escreveu também no mesmo fórum, citada pelo jornal The Mirror.


A mesma mulher acrescentou que considerou a sogra "autoritária" e, apesar de não ter dito nada na altura, quer agora estabelecer limites.


Na mesma partilha, a mãe escreveu ainda que se nenhum dos dois estiver disponível "ou se outra pessoa estiver a cuidar da criança" fica "feliz por outra pessoa fazer isso", mas "esse ainda não foi o caso".


Posto este desabafo, os utilizadores do Mumsnet dividiram-se. Houve quem tivesse ficado do lado desta mãe e a aplaudisse pelo facto de querer impor limites, mas houve também quem lhe apontasse o dedo.


Por um lado, alguns utilizadores escreveram: "Foi atrevido da parte dela ir em frente e trocar a fralda enquanto estavas ali, sem sequer pedir primeiro. As pessoas (especialmente, os avós) são territoriais em relação aos bebés e é bom estabelecer limites" e ainda "Esta é a chave para um relacionamento saudável com ela daqui para frente, caso contrário, o ressentimento vai aumentar se ficares somente a olhar quando ela fizer coisas que preferias ser tu a fazer".


Já por outro lado, a mulher leu também algumas críticas que lhe dirigiram: "Realmente, não entendo porque te sentes assim. Se não podes confiar na família próxima para trocar uma fralda, então o teu filho vai crescer literalmente obcecado com a privacidade", "Não tenho a certeza se percebes que isto te faz parecer um pouco desequilibrada" e ainda "Ela estava a fazer algo simpático para o neto, que precisava de trocar a fralda. Este não é um problema de arrogância".


Além de pensar em impedir a sogra de trocar a fralda ao filho, a mulher, de acordo com o The Mirror, também gostaria que os avós perguntassem se podiam abraçar o bebé ao invés de apenas "agarrá-lo".