A saga "O Senhor dos Anéis" ganhou, no ano passado, uma prequela intitulada "Os Anéis do Poder". Neste momento, essa prequela ganhou uma segunda temporada que já está a ser gravada no Reino Unido.


Durante um dos dias das gravações, uma triste notícia abalou os atores e toda a produção envolvida.


Um dos cavalos utilizados nesta segunda temporada não resistiu a uma insuficiência cardíaca e acabou por morrer, durante os ensaios de uma cena.


A notícia foi confirmada pelo Amazon Studios, que, de acordo com o The Guardian, avançou que "o incidente ocorreu pela manhã [de dia 21 de março], enquanto o cavalo estava a ser exercitado antes dos ensaios".


No mesmo comunicado, partilhado pelo jornal britânico, lê-se ainda que as "filmagens ainda não tinham começado [quando se deu o incidente] e tanto um veterinário como um representante da American Humane Association, [uma associação que garante o bem-estar animal], estiverem presentes". Mais tarde, a autópsia "confirmou que o cavalo morreu de insuficiência cardíaca".


Perante esta situação, a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), uma organização de defesa dos direitos animais, revoltou-se e condenou os produtores da série, dizendo que "estão a explorar animais".


Em comunicado, a organização pediu aos produtores que parem de utilizar animais vivos e que optem por outros mecanismos, como a tecnologia para os recriar e que não levem "cavalos vulneráveis à morte".



A organização de defesa dos direitos animais referiu ainda que esta prequela não é a única a ser acusada de "crueldade animal e negligência", uma vez que o mesmo já aconteceu no filme "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada". Nele, de acordo com o mesmo comunicado, "vários cavalos morreram, depois de serem feridos, um deles foi amarrado e deixado durante três horas no chão e ainda cabras e ovelhas morreram devido a infeções de parasitas".


No dia em que o cavalo em questão morreu, estavam outros 30, no local das filmagens, onde iria ser gravada uma cena de batalha.


Os animais utilizados na segunda temporada da prequela "Os Anéis do Poder" pertencem à The Devil’s Horsemen, uma empresa que fornece cavalos e duplos para serem utilizados em filmes e séries, tal como deu conta o The Guardian.