Cada vez mais se fala da importância da semana de quatro dias de trabalho na vida profissional, mas este é um passo que ainda causa alguma renitência quanto à sua eficácia. Cá em Portugal já começou a ser testada, ainda que de forma muito suave. Já há empresas que implementaram este regime e outras que o têm feito de forma gradual, como é o caso desta.


Na empresa bracarense F3M, os trabalhadores têm direito a duas tardes de sexta-feira por mês, que são tiradas à escolha de cada um. E enganas-te se pensas que este é o único benefício de que os trabalhadores usufruem. Para além disto, nesta empresa está também implementado o modelo híbrido e a flexibilidade nos horários de entrada e de saída, segundo avança o jornal O Minho.


A pandemia mudou e muito a forma de gestão do trabalho na F3M. Com o teletrabalho, durante o confinamento, a empresa percebeu que o modelo de trabalho tradicional "deixou de fazer tanto sentido", refere o CEO da empresa, ao jornal. "Foi uma evolução natural e que teve em conta as expectativas, as necessidades e o bem-estar de todos os colaboradores."



Esta nova medida aproxima-se cada vez mais da semana de quatro dias de trabalho e tem um único objetivo: um maior equilíbrio entre aquilo que é o trabalho e a vida pessoal e familiar. "Não é por acaso que fazemos parte da lista das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal. Em 2022, por exemplo, ficamos em 15.º neste ranking."

Em primeiro ficou a empresa Anturio que, recentemente, aumentou o salário dos trabalhadores, os dias de férias, e os dias de teletrabalho.