Conversas com amigos sobre uma marca de que gostas, uma série que acabaste de ver ou uma música que não te sai da cabeça e, minutos depois, vais ao teu telemóvel e és inundado com anúncios relativos ao que acabaste de falar.


Se, até ao momento, ainda pensavas que era impressão tua e que, na verdade, não era o teu telemóvel a espiar-te vais começar agora a mudar de ideias.


Um novo relatório da NordVPN, citado pelo site Daily Star, confirmou que os anunciantes estão mesmo à escuta das tuas conversas. Pensava-se, até ao momento, que eram as redes sociais que faziam este trabalho, mas, ao que parece, este relatório contraria essa teoria e aponta o dedo às empresas de anúncios.


São elas que estão a utilizar uma nova forma de monitorizar os dados que tem capacidade de ouvir o ruído de fundo de quem está com o telemóvel. Com essa informação que recolhem, conseguem exibir anúncios personalizados em diferentes plataformas.



Este método de rastreamento, de acordo com a NordVPN, citada pelo Daily Star, utiliza "sinalizadores de áudio" para "ligar todos os dispositivos detidos [pelo utilizador] para registar o comportamento e localização". Estes "sinalizadores", que não são ouvidos pelo ouvido humano, estão integrados em anúncios de televisão ou vídeos e, assim que o microfone do telemóvel os capta, eles conseguem indicar aos anunciantes o que andas a ver.


No teu telemóvel, podem existir diferentes aplicações de telemóvel que detetam estes "sinalizadores de áudio" e, por isso, escutam o que dizes e o que vês. É por esta razão que várias aplicações pedem permissão para aceder ao microfone do teu telemóvel.


O relatório da NordVPN indicou que 45% dos britânicos inquiridos viram um anúncio no telemóvel depois de ter falado sobre um determinado produto ou de ter visto um anúncio sobre ele na televisão e, lá está, sem nunca o ter pesquisado no telemóvel.


Além disso, 62% dos inquiridos afirmaram que não sabiam como é que podiam evitar este rastreamento e uma em cada oito pessoas revelaram que os anúncios os "assustavam".


Posto isto, existe, sim, uma forma de restringires as permissões que concedeste ao teu telemóvel. Para tal, basta ires às definições e desativares as permissões das aplicações ao microfone.